Aprendizes de passarinho: uma experiência de arte no/do/com o campo

  • Paulo Renato Viegas Damé Universidade Federal de Pelotas
  • Angélica de Sousa Marques Universidade Federal de Pelotas
  • Fábio Machado Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela de Moraes Damé Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Arte. Educação. Sustentabilidade. Infância. Pandemia.

Resumo

Esse texto é resultado de uma construção coletiva e tem como objetivo refletir sobre a educação e as relações possíveis nas condições vividas em tempo de pandemia - de confinamento, como forma de resistir, no entorno do dispositivo artístico Casa Redonda. Problematizamos a relação com o meio, a Casa na fase do habitar, dos trabalhos e estudos de maneira remota, a educação das crianças e as relações sociais e sociológicas, ressignificando a função da arte ao enfrentamento da crise.

Palavras-chave: Arte. Educação. Sustentabilidade. Infância. Pandemia.

 

A little bird’s Apprentices: An art experience with/of/in the field

Abstract: This paper is a result of collective collaboration and has, as its objective, critical reflection about education and the living conditions experienced during the pandemic and its ensuing confinement, seen as a form of resistance, as we consider the artistic dispositif Casa Redonda [Round House]. Issues are raised about relationships with/to the environment, such as the House in a situation of dwelling, as a work place for remote access studies, educating children at home and social and sociological relationships, which re-signify the function of art in the face of crisis.

Keywords: Art. Education. Sustainability. Childhood. Pandemic

 

 

Biografia do Autor

Paulo Renato Viegas Damé, Universidade Federal de Pelotas
Professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel. Doutor em Processos Artísticos Contemporâneos do Centro de Arte/CEART da Universidade Estadual de Santa Catarina/UDESC. paulodame@gmail.com
Angélica de Sousa Marques, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. angelica.smarques@ gmail.com

https://orcid.org/ 0000-0003-2191-2140

Fábio Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC. Doutor em Ciências da Educação pela Université Paris VIII, Saint Denis, França. fabiobage@yahoo.com

http://orcid.org/ 0000-0002-9480-4493

 

Gabriela de Moraes Damé, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. gabrielamdame@ gmail.com https://orcid.org/ 0000-0002-9326-638X

Referências

ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1986.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990b.

DAMÉ, Paulo. Casa Redonda. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) Programa de Pós Graduação em Artes Visuais PPGAV – Centro de Artes, Universidade Estadual de Santa Catarina. Florianópolis, p. 242. 2018.

GALEANO, Eduardo. Entrevista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9iqi1oaKvzs>. Acesso em: 26 set. 2020.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

KELLOGG, S.; PETTIGREW, S. Toolbox for sustainable city living. Nova York: Medgar Evers College, 2008.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

________. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

________. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.

LIPPARD, Lucy. Undermining: a wild ride through land use, politics, and art in the changing west. Nova York: The New Press, 2014.

MOLLISON, B. C. Permaculture. Tyalgum, Australia: Tagari Publications, 1988.

NÓVOA, António. As escolas e universidades precisam de novos ambientes educativos. Palestra UFSC. 2018. Disponível em: <https://noticias.ufsc.br/2018/08/antonio-novoa-na-ufsc-as-escolas-e-universidades-precisam-de-novos ambientes-educativos/>. Acesso em: 20 abr. 2019.

PINTO, Fábio Machado. Existencialismo e sociologia crítica da educação:

contribuições dos estudos (auto)biográficos à pesquisa educacional. Projeto de Pesquisa. Departamento de Metodologia de Ensino / CED / UFSC, 2019 – 2020.

QUINTANA, Mário. Poeminha do contra. In: QUINTANA, Mário. Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SARTRE, Jean-Paul. Critique de la raison dialectique. Paris: Librairie Gallimard, 1960.

________. Entre quatro paredes. São Paulo: Abril Cultural, 1977.

________. Esperança Agora: entrevistas de 1980. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1992.

SEÓ, Hiroshi. Manual de agricultura natural. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

VAZ, Toninho. Paulo Leminski, o bandido que sabia latim. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.

WORKMAN, Dion. Uma introdução ao pensar como uma floresta. 2014. Disponível em: <http://files.cargocollective.com/556035/FLORESTA.pdf>. Acesso em: 2 mai. 2018.

Publicado
2021-06-15
Como Citar
Damé, P. R. V., Marques, A. de S., Pinto, F. M., & Damé, G. de M. (2021). Aprendizes de passarinho: uma experiência de arte no/do/com o campo. Paralelo 31, 1(16), 24. https://doi.org/10.15210/p31.v1i16.22220
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##