Aproximações entre bioma pampa e ecofeminismo desde a educação ambiental crítica
Resumo
A Educação Ambiental Crítica tende a perceber que os problemas ambientais contemporâneos não encontram respostas em soluções disciplinares e reducionistas. Desta forma, compreende que os processos de exploração do bioma Pampa estão assentados em questões construídas socialmente, a partir de um sistema de dominação e opressão da natureza. Nesse sentido, compreende-se que a dominação da natureza está inter-relacionada com o patriarcado e a dominação do feminino. Assim, este artigo objetivou tecer pontos de convergência entre o bioma Pampa e o ecofeminismo, diante do olhar da educação ambiental crítica.Palavras-chave: Educação ambiental crítica. Ecofeminismo. Bioma Pampa.Approximations between the Pampa biome and Ecofeminism from Critical Environmental EducationAbstract:Critical Environmental Education tends to acknowledge that contemporary environmental problems do not respond well to disciplinary and reductionist solutions. We find that the processes of exploration of the Pampa biome are based on socially constructed issues which arise from a system that dominates and oppresses nature. Therefore, we comprehend that the domination of nature is interrelated with patriarchy and the domination of the feminine. Thus, this article seeks to reveal points of convergence between the pampa biome and ecofeminism from the perspective of critical environmental education.Keywords: Critical environmental education. Ecofeminism. Pampa biomeReferências
Aproximações entre bioma pampa e ecofeminismo desde a educação ambiental crítica.
GAROTOS DE OURO. Não chora minha china véia. 2001. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/garotos-de-ouro/nao-chora-minha-china-veia/> Acesso em: 09 nov. 2020.
GUIMARÃES, Mauro; MEDEIROS, Heitor Queiroz de. Outras epistemologias em Educação Ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. E -ISSN 1517-1256, Ed. Especial, julho/2016. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/download/5959/3682.> Acesso em: 20 dez. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE (IBAMA). Desmatamento do Pampa (período 2002 - 2009) em Km² (PMDBBS). 2010. Disponível em: <http://siscom.ibama.gov.br/monitora_biomas/PMDBBS%20-%20PAMPA.html.> Acesso em: 13 dez. 2020.
LAYRARGUES Philippe; LIMA, G. F. D. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. In: Ambiente e sociedade, São Paulo, XVII, janeiro/março 2014. pp.23-40. Disponível em: <https://goo.gl/NmY9KY.> Acesso em: dez. 2020.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergências, identidades, desafios. Campinas: Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas, 2005. Disponível em: <https://goo.gl/srMNoq.> Acesso em: jul. 2015.
OS SERRANOS. “Tordilho negro.” 2009. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/os-serranos/122732/> Acesso em: 09 nov. 2020.
ROSENDO, Daniela. Ética sensível ao cuidado - Alcance e limites da filosofia ecofeminista de Warren. 2012. 155 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2012.
SINGER, Peter. Ética prática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 129 p.
TORRES, Maximiliano. O ecofeminismo: “Um termo novo para um saber antigo”. In: Terceira Margem. Rio de Janeiro. Número 20. pp. 157-175. Janeiro/julho 2009. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/viewFile/11043/8059.>
Acesso em: 10 dez. 2020
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)