Entre Lourdes Castro e Ana Paula Barbosa: O jardim como poética

Palavras-chave: Arte e natureza. Mulheres artistas. Práticas cotidianas.

Resumo

O artigo apresenta o encontro entre Lourdes Castro, reconhecida artista portuguesa, com Ana Paula Barbosa, jovem artista do Sul do Brasil, a partir da proposição teórica do Museu Feminista Virtual. A abordagem estabelece uma conexão para destacar afinidades entre processos, reflexões e invenções artísticas que envolvem a natureza, as práticas cotidianas, a memória e os afetos.Palavras-chave: arte e natureza; mulheres artistas; práticas cotidianas. Between Lourdes Castro and Ana Paula Barbosa: The garden as poetic Abstract: This paper presents the meeting between Lourdes Castro, a recognized Portuguese artist, and Ana Paula Barbosa, a young artist from southern Brazil, based on the theoretical proposition of the Museu Feminista Virtual [Virtual Feminist Museum]. The approach establishes a connection to highlight links between artistic processes, critical reflection and inventions that involve nature, everyday practices, memory and affection.Keywords: Art and nature. Women artists. Everyday practices.

Biografia do Autor

Nádia da Cruz Senna, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Estágio Pós-Doutoral na Universidade do Algarve (2016), Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP 2008), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), especialista em arte-educação (1991) e bacharel em Pintura (1989) pela Universidade Federal de Pelotas, graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1984). Atualmente é professora associada do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas, atuando junto aos cursos de graduação e no PPGAVI/Mestrado em artes visuais (UFPel). alecrins@hotmail.comhttps://orcid.org/0000-0002-5036-7076
Ursula Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Atualmente é vice-reitora da UFPel e foi Diretora do Centro de Artes da UFPel, de 2013 a 2021. É professora do PPGAVI/ Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. ursularsilva@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0815-6942

Referências

BARBOSA, Ana Paula. Sítios de Cultivo. 160 f. 2014. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Artes. Pelotas, 2014.

CASTRO, Lourdes; ZIMBRO, Manuel. À luz da sombra. Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Porto: Fundação Serralves, 2010.

FRAZÃO, Joana. Lourdes Castro: apontamentos para compreensão da obra. 206 f. 2012. Dissertação (Humanidades: História e arqueologia), Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, 2012.

LOURDES CASTRO: PELAS SOMBRAS. Direção de Catarina Mourão. Portugal, 2010. DVD (83 min.).

POLLOCK, Griselda. Encuentros em el museo feminista virtual: tiempo, espacio y el archivo. Madrid: Ed. Cátedra, 2010.

SENNA, Nádia; SILVA, Ursula. Transgressões de Pandora: subjetividades e polifonia. Pelotas: Ed. UFPEL, 2018. e-Book. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4190> Acesso em: 09 nov. 2020.

Publicado
2022-01-21
Como Citar
Senna, N. da C., & Rosa da Silva, U. (2022). Entre Lourdes Castro e Ana Paula Barbosa: O jardim como poética. Paralelo 31, 1(16), 92. https://doi.org/10.15210/p31.v1i16.22225
Seção
Artigos