Entre Lourdes Castro e Ana Paula Barbosa: O jardim como poética
Resumo
O artigo apresenta o encontro entre Lourdes Castro, reconhecida artista portuguesa, com Ana Paula Barbosa, jovem artista do Sul do Brasil, a partir da proposição teórica do Museu Feminista Virtual. A abordagem estabelece uma conexão para destacar afinidades entre processos, reflexões e invenções artísticas que envolvem a natureza, as práticas cotidianas, a memória e os afetos.Palavras-chave: arte e natureza; mulheres artistas; práticas cotidianas. Between Lourdes Castro and Ana Paula Barbosa: The garden as poetic Abstract: This paper presents the meeting between Lourdes Castro, a recognized Portuguese artist, and Ana Paula Barbosa, a young artist from southern Brazil, based on the theoretical proposition of the Museu Feminista Virtual [Virtual Feminist Museum]. The approach establishes a connection to highlight links between artistic processes, critical reflection and inventions that involve nature, everyday practices, memory and affection.Keywords: Art and nature. Women artists. Everyday practices.Referências
BARBOSA, Ana Paula. Sítios de Cultivo. 160 f. 2014. Dissertação. (Mestrado em Artes Visuais) Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Artes. Pelotas, 2014.
CASTRO, Lourdes; ZIMBRO, Manuel. À luz da sombra. Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Porto: Fundação Serralves, 2010.
FRAZÃO, Joana. Lourdes Castro: apontamentos para compreensão da obra. 206 f. 2012. Dissertação (Humanidades: História e arqueologia), Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, 2012.
LOURDES CASTRO: PELAS SOMBRAS. Direção de Catarina Mourão. Portugal, 2010. DVD (83 min.).
POLLOCK, Griselda. Encuentros em el museo feminista virtual: tiempo, espacio y el archivo. Madrid: Ed. Cátedra, 2010.
SENNA, Nádia; SILVA, Ursula. Transgressões de Pandora: subjetividades e polifonia. Pelotas: Ed. UFPEL, 2018. e-Book. Disponível em: <http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4190> Acesso em: 09 nov. 2020.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)