Polímata: entre sopa de letrinhas e Alep
Resumo
Este trabalho se baseia na transcrição adaptada da conversa ocorrida no âmbito da atividade vir tual PPGAVI Convida (UFPel, 2020), cujo objetivo foi ref letir sobre a formação dos professores e atores culturais promovida pelas universidades e instituições culturais brasileiras. Desde a amplitude dos fazeres acadêmicos pergunto: professor, pesquisador, pensador e criador, af inal quem é o que somos? Da mesma maneira indago-me sobre a realidade do ensino de Ar te nas diferentes instâncias formadoras e a coerência entre prática e teorias fundacionais da Educação e da Ar te; e reivindico a manutenção da autocrítica, tanto em âmbito pessoal quanto institucional, de nossos perfazeres e nossas estruturas educacionais e artístico-culturais como dispositivos indispensáveis à saúde dessa área do conhecimento. A reflexão se articula em três momentos: uma introdução históricoacadêmica pessoal em relação ao seu contexto histórico; um resumo da trajetória pessoal em diálogo com a consolidação dos cursos de Artes no Brasil nas últimas décadas do século XX; por último, a retomada das questões motivadoras da conversa com o propósito de provocar uma discussão e reflexão coletiva.Palavras-chave: Arte-educação; Artes Visuais; Formação docente e artística. Polímata: entre la sopa de letras y el AlephResumen: Este trabajo está basado en la transcripción adaptada de uma conversación que tuvo lugar en el contexto de la actividad virtual PPGAVI Convida / (UFPel) / 2021, cuyo objetivo fue reflexionar sobre el processo de formación de los profesores y actores culturales impulsado por las universidades e instituciones en Brasil. Desde la amplitud de las acciones académicas indago: profesor, investigador, pensador y creador, al fin y al cabo, ¿quiénes y qué somos? De la misma forma, me pregunto sobre la realidad de la enseñanza del arte en diferentes instancias educativas, sobre la coherencia entre la práctica y las teorías fundacionales de la educación y del arte, y reclamo el mantenimiento de la autocrítica, tanto en el ámbito personal como institucional, de nuestros logros y de nuestras estructurasculturales, educativas y artísticas, como dispositivo indispensable para la salud de esta área del conocimiento. La reflexión se articula en tres momentos: una introducción histórico-académica personal en relación a su contexto histórico; un resumen de la trayectoria personal en diálogo com la consolidación de los cursos de arte en Brasil en las últimas décadas del siglo XX, finalmente, una retomada de las preguntas que motivaron la conversación con el propósito de provocar una discusión y reflexión colectiva.Palabras clave: Educación artística; Artes visuales; Docencia y formación artística.Downloads
Referências
ARAÚJO, Anna Rita Ferreira de. Os cursos superiores de formação de professores de artes visuais no Brasil: percursos históricos e desigualdades geográficas. Anais da 32ª Reunião Anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) “Sociedade, cultura e educação: novas regulações?”. Caxambu, 04 a 07 de outubro de 2009.
BARBOSA, Ana Mae. O ensino das Artes Visuais na Universidade. Estudos Avançados, [s.l.], v. 32, n. 93, p. 331-347, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 19 ago. 2021.
DE ARAÚJO, Anna Rita Ferreira. Os cursos superiores de formação de professores de artes visuais no Brasil: percursos históricos e desigualdades geográficas. In: REUNIÃO ANUAL ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 32, 2009, Caxambu. Anais… Caxambu: 2009. Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT24-5360--Int.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021.
GRAMSCI, Antonio. Escritos Políticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
LENZI, Teresa. A paisagem fotográfica dos trajetos cotidianos. Orientadora: Èlida Starosta Tessler. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
ZANINI, Walter. Arte e história da arte. Estudos avançados, [s. l.], v. 8, n. 22, 1994.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)