Polímata: entre sopa de letrinhas e Alep

  • Teresa Lenzi Professora colaboradora do Curso de Artes Visuais e do do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em História, na Universidade Federal do Rio Grande. https://orcid.org/0000-0002-4133-5451
Palavras-chave: Arte-educação, Artes Visuais, Formação docente e artística.

Resumo

Este trabalho se baseia na transcrição adaptada da conversa ocorrida no âmbito da atividade vir tual PPGAVI Convida (UFPel, 2020), cujo objetivo foi ref letir sobre a formação dos professores e atores culturais promovida pelas universidades e instituições culturais brasileiras. Desde a amplitude dos fazeres acadêmicos pergunto: professor, pesquisador, pensador e criador, af inal quem é o que somos? Da mesma maneira indago-me sobre a realidade do ensino de Ar te nas diferentes instâncias formadoras e a coerência entre prática e teorias fundacionais da Educação e da Ar te; e reivindico a manutenção da autocrítica, tanto em âmbito pessoal quanto institucional, de nossos perfazeres e nossas estruturas educacionais e artístico-culturais como dispositivos indispensáveis à saúde dessa área do conhecimento. A reflexão se articula em três momentos: uma introdução históricoacadêmica pessoal em relação ao seu contexto histórico; um resumo da trajetória pessoal em diálogo com a consolidação dos cursos de Artes no Brasil nas últimas décadas do século XX; por último, a retomada das questões motivadoras da conversa com o propósito de provocar uma discussão e reflexão coletiva.Palavras-chave: Arte-educação; Artes Visuais; Formação docente e artística.  Polímata: entre la sopa de letras y el AlephResumen: Este trabajo está basado en la transcripción adaptada de uma conversación que tuvo lugar en el contexto de la actividad virtual PPGAVI Convida / (UFPel) / 2021, cuyo objetivo fue reflexionar sobre el processo de formación de los profesores y actores culturales impulsado por las universidades e instituciones en Brasil. Desde la amplitud de las acciones académicas indago: profesor, investigador, pensador y creador, al fin y al cabo, ¿quiénes y qué somos? De la misma forma, me pregunto sobre la realidad de la enseñanza del arte en diferentes instancias educativas, sobre la coherencia entre la práctica y las teorías fundacionales de la educación y del arte, y reclamo el mantenimiento de la autocrítica, tanto en el ámbito personal como institucional, de nuestros logros y de nuestras estructurasculturales, educativas y artísticas, como dispositivo indispensable para la salud de esta área del conocimiento. La reflexión se articula en tres momentos: una introducción histórico-académica personal en relación a su contexto histórico; un resumen de la trayectoria personal en diálogo com la consolidación de los cursos de arte en Brasil en las últimas décadas del siglo XX, finalmente, una retomada de las preguntas que motivaron la conversación con el propósito de provocar una discusión y reflexión colectiva.Palabras clave: Educación artística; Artes visuales; Docencia y formación artística.

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Biografia do Autor

Teresa Lenzi, Professora colaboradora do Curso de Artes Visuais e do do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em História, na Universidade Federal do Rio Grande.
Realizadora, pensadora e professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande/Brasil) de 1993 a 2018, no Instituto de Letras e Artes, Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado. Pósdoutora pela Universitad de Barcelona, Facultad de Geografia i história (Barcelona/Espanha) (2013-2014). Doutora em História, teoria e crítica da arte contemporânea pelo Programa de Arte Contemporânea e Investigação da Universidad de Castilla-La Mancha (Cuenca/Espanha) (2004-2007). Mestra em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil) (1996-1997). Especialista em Arte-Educação – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (Pelotas/Brasil) (1989-1990). Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande/Brasil) (1984-1986). Participou dos grupos de investigação INDEVOL (Cuenca/Espanha) e Photographein (Pelotas/Brasil). É professora colaboradora do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em História, na Universidade Federal do Rio Grande. Participa de diversas exposições nacionais e internacionais.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Lenzi, T. (2021). Polímata: entre sopa de letrinhas e Alep. Paralelo 31, 2(17), 82. https://doi.org/10.15210/p31.v2i17.22528
Seção
ARTIGOS Dossiê WebNário PPGAVI CONVIDA