Hibridação entre assemblage e fotografia: um campo-possível para o autorretrato
Resumo
Este artigo discute a criação de autorretratos a partir da hibridação entre assemblage e fotografia. Os conceitos autorretrato, assemblage, fotografia, hibridação e arte contemporânea direcionam a pesquisa, cuja metodologia é embasada em Rey (2002). Os resultados parciais indicam que a fotografia viabiliza a sua hibridação com a assemblage por meio da tecnologia, e que essa hibridação torna-se campo-possível para uma reconfiguração do autorretrato e potencializa a arte contemporânea.Referências
ASSEMBLAGE . In: Enciclopédia Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo325/assemblage>. Acesso em: 28 de Jun 2020.
ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 263 p.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, 91 p.
CANTON, K. Auto-retrato: espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naif, 2001, 48p.
CANTON, K. Auto-Retrato, Espelho de Artista. Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-24052019-154012>. Acesso em: 23 Mai 2020.
CATTANI, I. B. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002, p 35-50.
CAUQUELIN, A. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 176p.
COCCHIARALE, F. Quem tem Medo da Arte Contemporânea? Recife: Massangana, 2006, 80 p.
COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da Fotografia à Realidade Virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
PAREYSON, L. Estética, teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1991, 326p.
PAVIANI, J. Estética Mínima. Porto Alegre: Ed. EDIPUCRS, 2003, 160 p.
POISSANT, L. Ser e fazer sobre a tela. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI-Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2003, p. 115-123.
REY, S. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2002, p. 123-140.
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins fontes, 2006, 225 p.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001, 240 p.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003, 357 p.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)