DNA AFETIVO KAMÊ E KANHRU – ENTRE A PRÁTICA ARTÍSTICA E O ENGAJAMENTO SOCIAL

Palavras-chave: Arte contemporânea, Arte socialmente engajada, Prática artística colaborativa.

Resumo

O projeto DNA Afetivo Kamê Kanhru se torna plano de fundo para discorrermos sobre as práticas artísticas colaborativas, socialmente engajadas, as quais vem ganhando cada vez mais visualidade e destaque na arte contemporânea. Esse projeto, desenvolvido com comunidades indígenas kaingáng,  promove pensarmos na colaboração, no contexto artístico, enquanto potência de transformação social. E embora o alcance desses resultados sejam discretos, não deixam de reverberar experiências positivas na trajetória de quem está envolvido.Palavras-chave:  Arte contemporânea; Arte socialmente engajada; Prática artística colaborativa.Affective  KAMÊ and KANHRU DNA– Between Art Practice and social engagement. Abstract: The Affective DNA Kamê Kanhru project becomes a background for discussing collaborative, socially engaged artistic practices, which have been gaining more and more visibility and prominence in contemporary art. This project, developed with Kaingáng indigenous communities, promotes thinking about collaboration, in the artistic context, as a power of social transformation. And although the scope of these results are discreet, they do not fail to reverberate positive experiences in the trajectory of those involved.Keywords: Contemporary art; Socially engaged art; Collaborative art practice.  

Biografia do Autor

Kalinka Lorenci Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
Doutoranda em Artes Visuais (UFSM), ênfase em arte e tecnologia. Mestre em artes visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2018). Bacharel em Artes Visuais (UFSM/2010). Atua em projetos experimentais de Arte que fomentam a criação de redes colaborativas atreladas a grupos sociais. Atualmente é membro do (LABINTER/PPGART/CAL/UFSM). Autora do projeto de extensão intitulado “Ativação da cultura indígena por meio de práticas colaborativas em arte, ciência e tecnologia”, com apoio do LabInter, da pró reitoria de graduação da UFSM e do Observatório dos Direitos humanos (UFSM). Membro do grupo de pesquisa do cnpq “gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia) desde 2015, e foi membro do grupo de pesquisa do cnpq “Objeto e multimídia”, de 2014 até 2018.CV: http://lattes.cnpq.br/7115028343840497 

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Publicado
2022-10-24
Como Citar
Mallmann, K. L. (2022). DNA AFETIVO KAMÊ E KANHRU – ENTRE A PRÁTICA ARTÍSTICA E O ENGAJAMENTO SOCIAL. Paralelo 31, 1(18), 494. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.22940
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio