PRÁTICAS ARTÍSTICAS PARTICIPATIVAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE TENSÕES E CONCEITOS
Resumo
O artigo apresenta algumas das tensões e deslocamentos teórico-processuais decorrentes do campo social e das práticas participativas, bem como problematiza as questões de autoria/coautoria pertinentes a tais práticas. Com referencial teórico em Claire Bishop, Suzanne Lacy e Hannah Arendt, aborda conceitos como micropolítica e auto representação, autonomia, subjetividade, com o foco em possíveis diálogos do sujeito com a coletividade. Ainda, apresenta três práticas participativas em contextos diferenciados: proposta de Suzanne Lacy intitulada The Roof is on Fire; proposta Plataforma Salvem El Cabanyal; e proposta Território Ilhota, em parceria entre o grupo Cidadania e Arte e a Comunicart. Palavras-chave:Práticas participativas; Autoria/coautoria; Micropolítica; Conceitos. Participative Art Practices: Considering tensions and concepts Abstract:The article presents some of the tensions and theoretical-procedural shifts arising from the social field and participatory practices, as well as problematizing the issues of authorship/co-authorship relevant to such practices. With theoretical references in Claire Bishop, Suzanne Lacy and Hannah Arendt, it addresses concepts such as micropolitics and self-representation, autonomy, subjectivity, focusing on possible dialogues between the subject and the collectivity. It also presents three participatory practices in different contexts: Suzanne Lacy's proposal entitled The Roof is on Fire; proposed Save El Cabanyal Platform; and the Território Ilhota proposal, in partnership between the Cidadania e Arte group and Comunicart.Keywords:Participatory practices; Authorship/Co-authorship; Micropolitics.Concepts.Downloads
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