PRÁTICAS ARTÍSTICAS PARTICIPATIVAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE TENSÕES E CONCEITOS

Palavras-chave: Práticas participativas, Autoria/coautoria, Micropolítica, Conceitos.

Resumo

O artigo apresenta algumas das tensões e deslocamentos teórico-processuais decorrentes do campo social e das práticas participativas, bem como problematiza as questões de autoria/coautoria pertinentes a tais práticas. Com referencial teórico em Claire Bishop, Suzanne Lacy e Hannah Arendt, aborda conceitos como micropolítica e auto representação, autonomia, subjetividade, com o foco em possíveis diálogos do sujeito com a coletividade. Ainda, apresenta três práticas participativas em contextos diferenciados: proposta de Suzanne Lacy intitulada The Roof is on Fire; proposta Plataforma Salvem El Cabanyal; e proposta Território Ilhota, em parceria entre o grupo Cidadania e Arte e a Comunicart.  Palavras-chave:Práticas participativas; Autoria/coautoria; Micropolítica; Conceitos. Participative Art Practices: Considering tensions and concepts  Abstract:The article presents some of the tensions and theoretical-procedural shifts arising from the social field and participatory practices, as well as problematizing the issues of authorship/co-authorship relevant to such practices. With theoretical references in Claire Bishop, Suzanne Lacy and Hannah Arendt, it addresses concepts such as micropolitics and self-representation, autonomy, subjectivity, focusing on possible dialogues between the subject and the collectivity. It also presents three participatory practices in different contexts: Suzanne Lacy's proposal entitled The Roof is on Fire; proposed Save El Cabanyal Platform; and the Território Ilhota proposal, in partnership between the Cidadania e Arte group and Comunicart.Keywords:Participatory practices; Authorship/Co-authorship; Micropolitics.Concepts.   

Biografia do Autor

Cláudia Zanatta, Universidade Federal do Rio Grande o Sul/UFRGS
Artista, professora do Departamento de Artes Visuais/IA/Universidade Federal do Rio Grande o Sul/UFRGS, docente do Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Graduação em Artes Visuais e Ciências Biológicas(UFRGS), mestrado em Artes Visuais (UFRGS) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais da Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e UFRGS (co-tutela). É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, pelo Comitê de Poéticas Visuais.

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Publicado
2022-06-15
Como Citar
Zanatta, C. (2022). PRÁTICAS ARTÍSTICAS PARTICIPATIVAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE TENSÕES E CONCEITOS. Paralelo 31, 1(18), 16. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23707
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio