Performances colaborativas ou como produzir teorias no movimento
Resumo
O artigo pesquisa o convívio e a amizade como formas da subjetividade da produção da arte contemporânea, e seus atravessamentos com a ar te do queer e feminista, discutindo categorias como espaço seguro, trabalho colaborativo, performances colaborativas, identidade coletiva, écharpe queer e teoria em deslocamento. Desenvolve uma genealogia das práticas colaborativas e feministas. Estudam-se projetos coletivos como AIR -Ar tists in Residence-, Womanhouse do Programa Feminista de Ar te do Instituto de Ar te da Califórnia, Guerrilla Girls, COLAB, Fashion Moda e ACT-UP (AIDS Coalition to Unleash Power), para finalmente tencionar a performance colaborativa do Coño Insumiso, realizada no âmbito do congresso 13ª Marcha Mundial das Mulheres e do 11º Seminário Internacional Fazendo Gênero, em Florianópolis, Brasil, em 2017, em solidariedade internacional à performance andaluza do Sagrado Coño Insumiso realizada no contexto espanhol, em 2014.Palavras-chave: Arte feminista e queer; Amizade; Convívio; Solidariedade internacional; Subjetividades Colaborative Performances or How to Produce Theories in MovementAbstract: The article researches conviviality and friendship as forms of subjectivity in the production of contemporary art, and its crossings with queer and feminist art, discussing categories such as safe space, collaborative work, collaborative performances, collective identity, écharpe queer and theory in displacement. It develops a genealogy of collaborative and feminist practices. Collective projects such as AIR -Artists in Residence-, Womanhouse from the Feminist Art Program of the California Institute of Art, Guerrilla Girls, COLAB, Fashion Moda and ACT-UP (AIDS Coalition to Unleash Power) are studied to finally intend the performance collaborative ef fort by Coño Insumiso, held within the scope of the 13th World March of Women congress and the 11th International Seminar Doing Gender, in Florianópolis, Brazil, in 2017, in international solidarity with the Andalusian performance of Sagrado Coño Insumiso held in the Spanish context, in 2014. Keywords: Feminist and queer art; Friendship; Conviviality; International solidarity; SubjectivitiesReferências
AGAMBEN, Giorgio. Che cos’è il contemporaneo. Roma: I sassi nottetempo, 2008.
BLANCA, Rosa Maria. Collaborative practices / poetics and production of spatialities in urban cartography. Balance-Unbalance 2018. Rotterdam: Balance-Unbalance, The Patching Zone, 2018.
________. Arte a partir de uma perspectiva queer / Arte desde lo queer. Tese bilingüe (Doutorado)-Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Bilíngue. Orientação: Miriam Pillar Grossi; Coorientação: Cláudia de Lima Costa. Florianópolis:UFSC, 2011.
CHAVE, Anna C. The Guerrilla Girl’s reckoning. Art Journal. V70, N2, p. 102 – 111, 2011.
COLLING, Leandro. Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer. Salvador: EDUFBA, 2015.
CRIMP, Douglas. Act-up - oral history project. Interviewee: Douglas Crimp – Interviewer: Sarah Schulman. New York: A Program of Mix – the New York Lesbian & Gay Experimental Film Festival, 2007.
Diccionario Esencial de la lengua española. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Dicionário Larousse espanhol /português – Português /Espanhol. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.
FOSTER, Hal. 1975. As filmmaker Laura Mulvey publish her landmark essay “Visual Pleasure and Narrative Cinema”, feminist artist like Judy Chicago and Mary Kelly develop different positions on the representation of women. In: FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin H.D., JOSELIT, David. Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.
GROSSI, Miriam Pillar. Conferencia inaugural del Programa de Posgrado en Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Santa Maria. Auditório 74C, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, 8 de abril de 2019.
KEYIF, Sabilha. A bienalização do mundo – qual o próximo passo? Desafios e demandas das bienais hoje. Conferência proferida durante Arte Além da Arte: 1º Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte, organizado por BULHÕES, Maria Amélia; FETTER, Bruna; VARGAS, Nei, 8 a 10 de abril, Instituto Goethe, Porto Alegre, 2018.
Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009.
OWENS, Craig. (1983). O discurso dos outros: feministas e pós-modernismo. In: PEDROSA, Adriano & MESQUITA, André. Histórias da sexualidade: Antologia. São Paulo: MASP, 2017.
SNYDER, Cara; VEIGA, Ana Maria & WOLFF, Cristina Scheibe. “América Latina vai ser toda feminista”: Visualizing & realizing transnational feminisms in the Women’s Worlds March for Rights.” Ada: A Journal of Gender, New Media, and Technology, No. 14. 10.5399/uo/ada.2018.14.2, 2018.
SPERLI, Aymar Edison; GONÇALVES DE FREITAS, José Octávio; MELLO, Alieksei Clairefont de Andrade. Tratamento cirúrgico de hipertrofia clitoridiana. Revista brasileira de cirurgia plástica. V 26 N 2, p. 314 – 320, 2011.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)