Performances colaborativas ou como produzir teorias no movimento

Palavras-chave: Arte feminista e queer, Amizade, Convívio, Solidariedade internacional, Subjetividades

Resumo

O artigo pesquisa o convívio e a amizade como formas da subjetividade da produção da arte contemporânea, e seus atravessamentos com a ar te do queer e feminista, discutindo categorias como espaço seguro, trabalho colaborativo, performances colaborativas, identidade coletiva, écharpe queer e teoria em deslocamento. Desenvolve uma genealogia das práticas colaborativas e feministas. Estudam-se projetos coletivos como AIR -Ar tists in Residence-, Womanhouse do Programa Feminista de Ar te do Instituto de Ar te da Califórnia, Guerrilla Girls, COLAB, Fashion Moda e ACT-UP (AIDS Coalition to Unleash Power), para finalmente tencionar a performance colaborativa do Coño Insumiso, realizada no âmbito do congresso 13ª Marcha Mundial das Mulheres e do 11º Seminário Internacional Fazendo Gênero, em Florianópolis, Brasil, em 2017, em solidariedade internacional à performance andaluza do Sagrado Coño Insumiso realizada no contexto espanhol, em 2014.Palavras-chave: Arte feminista e queer; Amizade; Convívio; Solidariedade internacional; Subjetividades Colaborative Performances or How to Produce Theories in MovementAbstract: The article researches conviviality and friendship as forms of subjectivity in the production of contemporary art, and its crossings with queer and feminist art, discussing categories such as safe space, collaborative work, collaborative performances, collective identity, écharpe queer and theory in displacement. It develops a genealogy of collaborative and feminist practices. Collective projects such as AIR -Artists in Residence-, Womanhouse from the Feminist Art Program of the California Institute of Art, Guerrilla Girls, COLAB, Fashion Moda and ACT-UP (AIDS Coalition to Unleash Power) are studied to finally intend the performance collaborative ef fort by Coño Insumiso, held within the scope of the 13th World March of Women congress and the 11th International Seminar Doing Gender, in Florianópolis, Brazil, in 2017, in international solidarity with the Andalusian performance of Sagrado Coño Insumiso held in the Spanish context, in 2014. Keywords: Feminist and queer art; Friendship; Conviviality; International solidarity; Subjectivities

Biografia do Autor

Rosa Maria Blanca, Universidade Federal de Santa Maria
Artista, teórica, curadora, docente e pesquisadora, da Cidade de México, México. Doutorado em Ciências Humanas (UFSC) e Mestrado em Artes Visuais (UFRGS). Realizou o Doutorado Sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, Estado espanhol, pesquisando e-science, em estudos queer. Docente do Programa de Pós-graduação PPGART de Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e no Departamento de Artes Visuais (DAV/ UFSM). Coordenadora do Laboratório de Arte e Subjetividades (LASUB/ CNpq/UFSM), e integrante do Núcleo de Identidades e Subjetividades (NIGS/ CNPq)/UFSC). Editora da Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM. Curadora da primeira mostra internacional queer e de gênero no Brasil: Exposição Internacional de Arte e Gênero (MArquE, Florianópolis, 2013 e 2017). Membro do Comitê de Poéticas Artísticas da ANPAP. 

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Publicado
2022-10-24
Como Citar
Blanca, R. M. (2022). Performances colaborativas ou como produzir teorias no movimento. Paralelo 31, 1(18), 34. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23762
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio