Estanciar discursividades poéticas: ensaios conviviais e suas leituras na arte do presente
Resumo
O artigo investiga a dimensão relacional inscrita nos dispositivos de arte e seus atravessamentos discursivos, a partir da teoria estética de Nicolas Bourriaud – Estética Relacional – sobre os novos ensaios-cognitivos-coletivos. A questão central focaliza-se na apreensão de como os pressupostos da estética relacional distanciam da discursividade moderna outros discursos sobre a arte produzida pós-1960. Constata-se para além da ambígua presença da dimensão relacional nas propostas analisadas, a existência de um descompasso temporal, conceitual e metodológico.Palavras-chave: Estética Relacional; Discursos sobre Arte; Arte Relacional. Taking Time to Look at Poetic Discursivities: Convivial Essays and Readings on Today’s ArtAbstract: The article investigates the relational dimension inscribed in art devices [dispositifs] and their discursive crossing of knowledge [boundaries], based on Nicolas Bourriaud's aesthetic theory, relational aesthetics, and in relation to recent collective-cognitive essays. The central question focuses on understanding how the assumptions of relational aesthetics have distanced other art discourses produced af ter 1960 from modern discursivity. In addition to the ambiguous presence of a relational dimension in the proposals analyzed, a temporal, conceptual and methodological mismatch appears to exist. Keywords: Relational Aesthetics, Discourses on Art, Relational Art.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
________. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
________. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
________. Arqueologia da obra de arte. Princípios – Revista de filosofia. v.20, n. 34. 2013.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
________.Pós-Produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
________. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
________. Radicante. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
________. Postprodution. Paris: Les presses Du réel, 2003.
________. Formes de vie: l’art moderne et l’invention de soi. Paris: Éditions De noël,1999.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.
________. Teorias da arte. São Paulo: Martins, 2005.
________. No ângulo dos mundos possíveis. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
________. El abuso de la belleza. Buenos Aires: Paidós, 2005.
________. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Ed, 2006.
________. O descredenciamento filosófico da arte. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2014.
FAVARETTO, Celso F. Arte contemporânea e educação. Revista Iberoamericana de Educación. n.º 53 (2010), pp. 225-235 (issn: 1022-6508), 2010.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
________. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LEDUR, Rejane Reckziegel. Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte: a experiência estética com alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2013. 231 f.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental; Ed.34, 2005.
________. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
________. Le maître ignorant: cinq leçons surl’émancipation intellectuelle. Paris: Fayard, 1987.
________. Les grands entretiens d’artpress: Jacques Rancière. Paris: ArtPress, 2014.
________. Le spectateur émancipé. Paris: La Fabrique éditions, 2008.
ROLNIK, Suely. Lygia Clark: da obra ao acontecimento. Nós somos o molde. A você cabe o sopro. Catálogo de exposição realizada no Musée des Beaux-Arts de Nantes, França, 2005 e na Pinacoteca do estado de São Paulo em 2006.
VALENÇA, Kelly Bianca Clifford. Ensino de arte visual contemporânea: desafios e implicações no contexto escolar. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação (FE), Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia, 2015. 157 f.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)