LABINTER: arte e tecnologia em projetos colaborativos

  • Andréia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria /UFSM. https://orcid.org/0000-0002-8582-4441
  • Felix Rebolledo Palazuelos Professor do curso de especialização em Cinema na Universidade Franciscana/ UFN de Santa Maria. Membro dos laboratórios: SenseLab/Concordia University/Canadá e LabInter/UFSM/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7058-9637
  • Tatiana Palma Guerche Grupo de pesquisa interArtec/CNPq e membro do Labinter/PPGART/CAL/ da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Integrante do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (CE/UFSM) https://orcid.org/0000-0002-7046-5191
Palavras-chave: LabInter, Projeto colaborativo, Redes sociais, Comunidade, Interatividade.

Resumo

O artigo aborda alguns projetos colaborativos do grupo de pesquisa LabInter (UFSM), como: REDE_EM_REDE: cartografias artísticas na produção do coletivo, e Documentários Participativos nos Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. REDE_EM_REDE propõe relações entre as redes sociais online e as redes ferroviárias regionais físicas quase extintas. Com o objetivo de reativar a rede das cidades ferroviárias, incluí na proposta as cidades de Santa Maria, São Gabriel e Santiago no estado de Rio Grande do Sul, Brasil, e tem como principal referencial a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour. O segundo projeto, investiga a utilização de dispositivos móveis digitais para produções audiovisuais em rede dentro dos assentamentos do MST/RS, a partir da ideia de ecologia de práticas de Isabelle Stengers.Palavras-chave: LabInter; Projeto colaborativo; Redes sociais; Comunidade; Interatividade. LabInter: Art and Technology in Collaborative ProjectsAbstract: The article discusses some collaborative projects from the research group LabInter (UFSM), such as: REDE_EM_REDE: artistic cartographies in the production of the collective, and Participatory Documentaries in the Settlements of the Landless Rural Workers Movement. REDE_EM_REDE proposes relationships between online social networks and the almost extinct physical regional railroad networks. With the objective of reactivating the network of railway towns, I included in the proposal the cities of Santa Maria, São Gabriel and Santiago in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, considering, as the main source of reference, Bruno Latour’s actor-network theory. The second project investigates the mobile digital devices used for networking audiovisual productions within the settlements of the Landless Workers’ Movement (MST), in Rio Grande do Sul, based on Isabelle Stengers' notion of “ecology of practice”. Keywords: LabInter; Collaborative project; Social networks; Community; Interactivity.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria /UFSM.
Artista multimídia e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos e subjetivação contemporânea. Realizou pós-doutorado na School of Creative Media na City University of Hong Kong, orientação Prof. Dr. Yuk Hui (2021-2022).Doutora pela UFRGS - Brasil, na linha de pesquisa Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, com estágio doutoral na Université de Montreal/UdM - Canadá. Pesquisadora PQ2/ CNPq, Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, coordenadora do LabInter – UFSM (Laboratório Interdisciplinar Interativo) e líder do gpc-InterArtec (Grupo de Pesquisa e Criação em Interatividade, Arte e Tecnologia)/CNPq-UFSM), desde 2012. Sua produção tem sido publicada em livros, anais e revistas acadêmicas indexadas, e apresentada em eventos nacionais e internacionais. Membro editorial da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM. 
Felix Rebolledo Palazuelos, Professor do curso de especialização em Cinema na Universidade Franciscana/ UFN de Santa Maria. Membro dos laboratórios: SenseLab/Concordia University/Canadá e LabInter/UFSM/Brasil.
Doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS (2019), pesquisa em processos imagéticos. Mestrado em Artes Visuais (Master of Arts-Fine Arts), Programa Interdisciplinar, pela Concordia University (2013), pesquisa em processos heterogêneos de interação; Bacharel em Artes Visuais em Produção Cinematográfica (Bachelor of Fine Arts in Film Production) pela Concordia University (2008); Bacharel em Ciências em Engenharia Civil (Bachelor of Science in Civil Engineering) pela University of New Brunswick (1981). Professor do curso de especialização em Cinema na Universidade Franciscana/ UFN de Santa Maria. Membro dos laboratórios: SenseLab/Concordia University/Canadá e LabInter/UFSM/Brasil. Bolsista CAPES (2015-2019).  
Tatiana Palma Guerche, Grupo de pesquisa interArtec/CNPq e membro do Labinter/PPGART/CAL/ da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Integrante do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (CE/UFSM)
Mestrado em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Arte/PPGART da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2009); Especialização em Gestão Educacional EaD, Bacharel em Artes Visuais habilitação em Desenho e Plástica e Licenciada em Artes Visuais, ambas pela Especialista em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009). Membro do Grupo de pesquisa interArtec/CNPq e membro do Labinter/PPGART/CAL/ UFSM. Em 2015 passou a integrar o GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (CE/UFSM)  

Referências

DELEUZE, Gilles e Guattari, Felix. Capitalismo e esquizofrenia Vol. 2: Mil platôs. Trans. por Brian Massumi (Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987.

ESCÓSSIA, Liliana. O coletivo como plano de coengendramento do indivíduo e da sociedade. São Cristóvão: Edição da UFS, 2014.

GUERCHE, Tatiana. Rede em Rede. Disponível em: https://www.facebook. com/RedeemRede. Acesso em: 1 jan. 2016.

HILDEBRAND, Hermes R.; OLIVEIRA, Andreia; FOGLIA, Efrain. Narratives of locative technologies as memory assemblages. In: Proceedings of 19th International Symposium of Electronic Art – ISEA2013. Sydney, 2013. Disponível em: https://arteocupasm2013.wordpress.com/. Acessado em 01 jun. 2013.

LATOUR, Bruno. Reassembling the social. An introduction to Actor-Network Theory. Oxford: University Press, NY, 2005.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator- Rede. Salvador - Bauru: EDUFBA – EDUSC, 2012.

LEMOS, André. Espaço, mídia Locativa e teoria ator-rede. Galáxia (São Paulo, Online), n. 25, p. 52-65, jun. 2013.

_______. A comunicação das coisas. Internet das Coisas e Teoria Ator- Rede Etiquetas de radio frequência em uniformes escolares na Bahia. 2012. Disponível em: < http://docplayer.com.br/659634-A-comunicacao-das-coisas-internet-das-coisas-e-teoria-ator-rede.html > Acesso em: 16 dez. 2021.

MALLMAN, Kalinka Lorenci; OLIVEIRA, Andreia Machado; PEREIRA, Marcelo Eugenio Soares. Prática artística em comunidade indígena Kaingang: Por uma metodologia colaborativa. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.9, n.18: nov.2019 Disponível em < https://periodicos. ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16119 > Acesso em: 25 mar. 2021.

MALLMANN, Kalinka Mallmann, OLIVEIRA, Andréia Machado, GOTTLIEB, Bruno BALDUÍNO, Eliseu, LIMA, Gustavo, HILDEBRAND, Hermes Renato, SALES, Joceli Sirai. Modos de criação e compartilhamentos: jogo colaborativo em comunidade Kaingáng, (p. 45-53). In: HILDEBRAND, Hermes Renato; OLIVEIRA, Fabiana Martins de; CESTARI, Guilherme; MITTERMAYER, Thiago; SOUZA, Aline Antunes de. (Orgs.). Estética do jogo: arte, mecânica e narrativa. São Paulo: Editora C0D3S, 2019.

PALAZUELOS, Felix R. Becoming-child as imagistic process. Tese de Doutorado. PPG em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2019.

PALAZUELOS, Felix Rebolledo, OLIVEIRA, Andreia Machado. O Uso de Dispositivos Móveis em Documentários Participativos nos Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil. In: ARJ, V. 2, n. 2 | p. 141-152 | jul. / dez. 2015.

PRADO, G. Experiências Artísticas em redes telemáticas. In: ARS – Revista do departamento de artes plásticas da ECA-USP. São Paulo: USP, v. 1, n. 1, p. 49-57, 2003.

OLIVEIRA, Andreia M.; HILDEBRAND, Hermes R; GUERCHE, Tatiana P; PALAZUELOS, Felix R. Preservation of Material and Immaterial Heritage through Interactive and Collaborative Artistic Interventions. In: Proceedings of the 23rd International Symposium of Electronic Arts – ISEA2017, 2017.

OLIVEIRA, Andréia Machado. Arte e comunidade: Práticas de colaboração implicadas no comum. PÓS: Revista do PPG em Artes da EBA/UFMG. v.7, n.14: nov.2017. Disponível em < https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/ article/download/15496/pdf/42999 > Acesso em: 21 abr. 2021.

STENGERS, Isabelle. Notas introdutórias sobre uma ecologia de práticas. In: Cultural studies review, vol. 11, n ° 1, de 2005, p. 183-196.

Publicado
2022-10-24
Como Citar
Oliveira, A. M., Palazuelos, F. R., & Guerche, T. P. (2022). LABINTER: arte e tecnologia em projetos colaborativos. Paralelo 31, 1(18), 350. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23773
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio