Um jogo cooperativo artístico. A experiência do descaminhar em Salvador

  • Karla Brunet Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC e do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes da Universidade Federal de Bahia (UFBA). https://orcid.org/0000-0002-0908-2546
  • Andressa Melo Grupo de pesquisa Ecoarte - IHAC da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Palavras-chave: Caminhada, Cidade, Arte, Salvador, Jogo.

Resumo

Tendo psicogeografia e a arte de andar como ponto de partida, produzimos um jogo de tabuleiro artístico de criação colaborativa. O jogo é baseado na experiência de mover-se por um lugar, neste caso, a cidade de Salvador, e sentir seu ambiente. É um jogo de arte baseado na colaboração, no vagar e no experimentar a cidade como arte, como jogo. Trata-se da topofilia difundida por Yi-Fu Tuan (1990), de apreciar o lugar, amando-o. Diferente de uma mera contemplação do lugar, este jogo pretende levantar questões de mobilidade, urbanismo, ambiente, estética e poluição.Palavras-chave: Caminhada; Cidade; Arte; Salvador; Jogo. A Cooperative Art Game. The Experience of Wandering in Salvador.Abstract: Having psychogeography and the art of walking as a starting point, we created a collaborative artistic board game. The game is based on the experience of moving around a place, in this case, the city of Salvador, and getting a feeling for its environment. It's an art game based on collaboration, wandering and experiencing the city as art, as a game. It is about the topophilia disseminated by Yi-Fu Tuan (1990), about appreciating the place, loving it. Different from a mere contemplation of the place, this game intends to raise questions of mobility, urbanism, environment, aesthetics and pollution. Keywords: Walk; City; Art; Salvador; Game.

Biografia do Autor

Karla Brunet, Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC e do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes da Universidade Federal de Bahia (UFBA).
Doutorado em Comunicação Audiovisual pela Universitat Pompeu Fabra (UPF/Espanha) e mestrado em Artes (Master in Fine Arts Fotografia -MFA) pela Academy of Art College (AAC/Estados Unidos). Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC e do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes da UFBA. Coordenadora do grupo de pesquisa Ecoarte -IHAC/UFBA. Pós-doutorado em Arte pela Universität der Künste (UDK/Berlin, Alemanha). URL: http:// www.karlabru.net;    
Andressa Melo, Grupo de pesquisa Ecoarte - IHAC da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Bacharelado Interdisciplinar de Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2019). Foi bolsista do grupo de pesquisa Ecoarte-IHAC/UFBA e integrante (2016-2019).

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Publicado
2022-10-24
Como Citar
Brunet, K., & Melo, A. (2022). Um jogo cooperativo artístico. A experiência do descaminhar em Salvador. Paralelo 31, 1(18), 428. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23776
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio