Um jogo cooperativo artístico. A experiência do descaminhar em Salvador

  • Karla Brunet Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC e do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes da Universidade Federal de Bahia (UFBA). https://orcid.org/0000-0002-0908-2546
  • Andressa Melo Grupo de pesquisa Ecoarte - IHAC da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Palavras-chave: Caminhada, Cidade, Arte, Salvador, Jogo.

Resumo

Tendo psicogeografia e a arte de andar como ponto de partida, produzimos um jogo de tabuleiro artístico de criação colaborativa. O jogo é baseado na experiência de mover-se por um lugar, neste caso, a cidade de Salvador, e sentir seu ambiente. É um jogo de arte baseado na colaboração, no vagar e no experimentar a cidade como arte, como jogo. Trata-se da topofilia difundida por Yi-Fu Tuan (1990), de apreciar o lugar, amando-o. Diferente de uma mera contemplação do lugar, este jogo pretende levantar questões de mobilidade, urbanismo, ambiente, estética e poluição.Palavras-chave: Caminhada; Cidade; Arte; Salvador; Jogo. A Cooperative Art Game. The Experience of Wandering in Salvador.Abstract: Having psychogeography and the art of walking as a starting point, we created a collaborative artistic board game. The game is based on the experience of moving around a place, in this case, the city of Salvador, and getting a feeling for its environment. It's an art game based on collaboration, wandering and experiencing the city as art, as a game. It is about the topophilia disseminated by Yi-Fu Tuan (1990), about appreciating the place, loving it. Different from a mere contemplation of the place, this game intends to raise questions of mobility, urbanism, environment, aesthetics and pollution. Keywords: Walk; City; Art; Salvador; Game.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Brunet, Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC e do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes da Universidade Federal de Bahia (UFBA).
Doutorado em Comunicação Audiovisual pela Universitat Pompeu Fabra (UPF/Espanha) e mestrado em Artes (Master in Fine Arts Fotografia -MFA) pela Academy of Art College (AAC/Estados Unidos). Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC e do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes da UFBA. Coordenadora do grupo de pesquisa Ecoarte -IHAC/UFBA. Pós-doutorado em Arte pela Universität der Künste (UDK/Berlin, Alemanha). URL: http:// www.karlabru.net;    
Andressa Melo, Grupo de pesquisa Ecoarte - IHAC da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Bacharelado Interdisciplinar de Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2019). Foi bolsista do grupo de pesquisa Ecoarte-IHAC/UFBA e integrante (2016-2019).

Referências

ADAMS, E. Postmodernism and the three types of immersion. Disponível em:<http://www.designersnotebook.com/Columns/063_Postmodernism/063_ postmodernism.htm>. Acesso em: 3 mar. 2019.

AXELROD, R. M. The complexity of cooperation: agent-based models of competition and collaboration. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1997.

BINMORE, K. Playing for real: A text on game theory. New York: Oxford University Press, 2007.

CARERI, F. Walkscapes: O caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2016.

COVERLEY, M. A arte de caminhar. O Escritor Como Caminhante. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2015.

FEIOCK, R. C. Metropolitan governance: conflict, competition, and cooperation. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 2004.

FROCK, C. Unexpected art. Serendipitous installations, site-specific works, and surprising interventions. San Francisco: Chronicle Books, 2015.

HARDIN, R. Collective action. Baltimore: Published for Resources for the Future by the Johns Hopkins University Press, 1982.

HARMON, K. A. The map as art: contemporary artists explore cartography. New York: Princeton Architectural Press, 2009.

HEAP, S. H.; VAROUFAKIS, Y. Game theory: a critical text. 2nd. ed. New York: Routledge, 2004.

INGOLD, T. O Dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos, v. 21, n. 44, p. 21–36, 2015.

INGOLD, T.; VERGUNST, J. L. Introduction. In: INGOLD, T.; VERGUNST, J. L. (Eds.) . Ways of walking: Ethnography and practice on foot. Burlington: Ashgate Publishing, 2008.

IQBAL, M.; RIZWAN, M. Application of 80/20 rule in software engineering waterfall model. Karachi, Pakistan: IEEE, 2009.

KIREMIRE, A. R. The application of the Pareto principle in software engineering. p. 1–12, 2011.

KAUL, I.; GRUNBERG, I.; STERN, M. A. Global public goods: international cooperation in the 21st century. New York: Oxford University Press, 1999.

KOCH, R. The 80/20 principle: the secret of achieving more with less. New York: Doubleday, 1998.

KOLLOCK, P.; SMITH, M. Managing the virtual commons: Cooperation and conflict in computer communities. Disponível em:<http://research.microsoft. com/~masmith/Vcommons.htm>.

KRAUS, K. A beleza é questão de experiência. In: LANUSSI PASQUALI (Ed.). Arte como jogo. Salvador: Blade, 2015.

LIENHARD, J. H. The Subtle Texture of Cooperation. Disponível em: .

MOGEL, L.; BHAGAT, A. An Atlas of Radical Cartography. Los Angeles, CA: Journal of Aesthetics & Protest Press, 2008.

MONTEIRO, V. H.; RANOYA, G. A Narrativa Do Xadrez: Um Projeto De Jogo Imersivo Narrativamente. Anais do 11o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, v. 1, p. 1236–1245, 2014.

OSBORNE, M. J. An introduction to game theory. New York: Oxford University Press, 2004.

PERAN, M. Post-it city: ciutats ocasionals. Barcelona: Centre de Cultura Contemporànea de Barcelona, 2008.

RHEINGOLD, H. Smart mobs: the next social revolution. Cambridge, MA: Perseus Pub., 2002.

SOLNIT, R. A história do caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

TUAN, Y.-F. Topophilia: a study of environmental perception, attitudes, and values. New York: Columbia University Press, 1990.

TUOMELA, R. Cooperation: a philosophical study. Dordrecht ; Boston: Kluwer Academic Publishers, 2000.

VENTURELLI, S. Arte: Espaço_Tempo_Imagem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

WRIGHT, R. Nonzero: The Logic of Human Destiny. New York: Knopf Doubleday Publishing, 2001.

WILDAVSKY, A. B.; CHAI, S.-K.; SWEDLOW, B. Culture and social theory. New Brunswick, N.J.: Transaction Publishers, 1998.

Publicado
2022-06-15
Como Citar
Brunet, K., & Melo, A. (2022). Um jogo cooperativo artístico. A experiência do descaminhar em Salvador. Paralelo 31, 1(18), 428. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23776
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio