Fricções no cotidiano: a descontinuidade como proposição para um ensino da arte

  • Marcelo Wasem Professor Colaborador no Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG). https://orcid.org/0000-0002-8600-8980
Palavras-chave: Ensino da arte, Descontinuidade, Des-artista, Processos colaborativos e relacionais.

Resumo

Esse trabalho traz inquietações acerca da arte e do ensino da arte destinado à formação de artista, evidenciando outros modos de operar o ensinar, ou seja, o ensinar a desfazer-se artista. Aponta o processo e as noções de arte e artista a partir de Lygia Clark, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Allan Kaprow, entre outros, a fim de tecer uma rede de pensamentos e obras que tensionam o fazer próprio da arte e a própria noção do que se entende por ser artista. Refere-se às concepções de ensino do autor belga Thierry de Duve e ao conceito de descontinuidade desenvolvido por José Luiz Kinceler. E a partir de ações de descontinuidade, propõe aos estudantes de arte que operam metodologia e processos colaborativos e relacionais.Palavras-chave: Ensino da arte; Descontinuidade; Des-artista; Processos colaborativos e relacionais.Everyday Frictions: discontinuity as a Proposition for Teaching ArtAbstract: This paper raises concerns about art and teaching art aimed at educating artists, highlighting other ways of operating teaching, that is, teaching to undo oneself as an artist. It points out the process and the notions of art and artist in Lygia Clark, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Allan Kaprow, among others, in order to weave a network of thoughts and works that tension the making of art and the very notion of what is meant by being an artist. The article discusses the teaching concepts of Belgian author Thierry de Duve and the concept of discontinuity developed by José Luiz Kinceler. Thus, discontinuity actions may be seen as a starting point for proposing, to art students, to operate by means of collaborative and relational processes and methodology. Keywords: Art teaching; Discontinuity; Un-artist; Collaborative and relational processes.

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Biografia do Autor

Marcelo Wasem, Professor Colaborador no Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG).
Doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Graduação em Design Gráfico (UFSC). Professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Coordenador do projeto de pesquisa D.E.L.I.R.A.: Ações em Arte Pública, do curso SIM - Som, Imagem, Movimento e do grupo de pesquisa OCA: Outreidade, Colaboração, Artes. Coordenação do OcaLab - Laboratório de Artes Visuais e Sonoras. Professor Colaborador no Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG). Docente do Instituto de Artes da UERJ (2014–2018). Participou de projetos de arte no Museu da Maré e Circuito Interações Estéticas (Rádio Interofônica) em 5 cidades do país. Em 2016 participou da obra-restaurante Restauro, na 32a. Bienal de São Paulo.  

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Publicado
2022-10-24
Como Citar
Wasem, M. (2022). Fricções no cotidiano: a descontinuidade como proposição para um ensino da arte. Paralelo 31, 1(18), 516. https://doi.org/10.15210/p31.v2i18.23779
Seção
ARTIGOS Dossiê Artes e Convívio