Cumplicidade no processo de criação de Axêro

Palavras-chave: cumplicidade; dramaturgia; testemunho; memória traumática; mulher negra.

Resumo

Este artigo descreve e analisa o processo de criação de duas cenas de Axêro, buscando revelar elementos e relações implícitas na dramaturgia da obra. Dialoga com a noção de dramaturgia como construção de relações de cumplicidade, de Ana Pais. O estudo estende essa ideia para a relação entre mulheres, específica na criação dessa obra, cujo protagonismo é de uma mulher negra. Aproxima a noção de cumplicidade com o ponto de vista de Marta Haas sobre a performance: como maneira de transmitir, coletivizar e reparar memórias traumáticas. Apresenta o modo de materialização do invisível e do não dito na poética da obra de dança-teatro Axêro que, posteriormente, foi recriada para a linguagem cinematográfica.                                                                                                                                                              Abstract: This paper describes and analyzes the creative process of two scenes of the play Axêro, intending to reveal implicit elements in the dramaturgy work. It dialogues with Ana Pais’s notion of dramaturgy as a construction of relations of complicity. The paper expands this notion, approaching it to the relationship between women involved in the creative work, whose protagonist is a black woman. The text approximates the notion of complicity with the point of view of Marta Haas of performance: as a way to transmit, collectivize and repair traumatic memories. It presents the way of materialization of the invisible and the unsaid in the poetics of the dance-theater work Axêro, which has been later recreated for the cinematic language.                                                                                                                                              

Biografia do Autor

Maria Fonseca Falkembach, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil
Artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Lato Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS e Mestre em Teatro pela UDESC. Coordenadora do Tatá - Núcleo deDança-Teatro e integrante do Outro Dances. 
Gessi Almeida Könzgen, Prefeitura Municipal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil
Bailarina e atriz, educadora no sistema de ensino da Prefeitura Municipal de Pelotas. Graduada em Dança- Licenciatura pela UFPEL. Integrante do Grupo Tatá - Núcleo de Dança-Teatro. 

Referências

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Publicado
2023-06-15
Como Citar
Fonseca Falkembach, M., & Almeida Könzgen, G. (2023). Cumplicidade no processo de criação de Axêro. Paralelo 31, 1(20), 122-147. https://doi.org/10.15210/p31.v1i20.24713
Seção
Artigos Dossiê