Cumplicidade no processo de criação de Axêro

Resumo

Este artigo descreve e analisa o processo de criação de duas cenas de Axêro, buscando revelar elementos e relações implícitas na dramaturgia da obra. Dialoga com a noção de dramaturgia como construção de relações de cumplicidade, de Ana Pais. O estudo estende essa ideia para a relação entre mulheres, específica na criação dessa obra, cujo protagonismo é de uma mulher negra. Aproxima a noção de cumplicidade com o ponto de vista de Marta Haas sobre a performance: como maneira de transmitir, coletivizar e reparar memórias traumáticas. Apresenta o modo de materialização do invisível e do não dito na poética da obra de dança-teatro Axêro que, posteriormente, foi recriada para a linguagem cinematográfica.

Biografia do Autor

Maria Fonseca Falkembach, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil
Artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura e da Pós-Graduação em Artes - Lato Sensu, da UFPel. Doutora em Educação pela UFRGS e Mestre em Teatro pela UDESC. Coordenadora do Tatá - Núcleo deDança-Teatro e integrante do Outro Dances. 
Gessi Almeida Könzgen, Prefeitura Municipal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil
Bailarina e atriz, educadora no sistema de ensino da Prefeitura Municipal de Pelotas. Graduada em Dança- Licenciatura pela UFPEL. Integrante do Grupo Tatá - Núcleo de Dança-Teatro. 
Publicado
2024-03-11
Como Citar
Fonseca Falkembach, M., & Almeida Könzgen, G. (2024). Cumplicidade no processo de criação de Axêro. Paralelo 31, 1(20), 122-147. https://doi.org/10.15210/p31.v1i20.24713
Seção
Artigos Dossiê