Impressões coloniais nas práticas artísticas latinoamericanas: versões do retrato etnográfico na série 1989- 2000, de Luis González Palma

Resumo

O presente artigo identifica e analisa a presença de impressões coloniais na Série 1989-2000, do artista guatemalteco Luis González Palma (1957). Argumenta-se que a série constrói um arco temporal que se estende desde o século XVI até o Quinto Centenário (1992). Ao citar diferentes versões do retrato etnográfico, a Série explora a relação entre arte e antropologia, a representação de sujeitos(as) indígenas na Guatemala, a violência e a colonialidade em um processo contínuo e de longa duração. Na primeira parte do texto é proposta uma reflexão crítica e teórica que coteja o giro etnográfico na arte (Kosuth, Foster) em um contexto latino-americanista (Camnitzer, Richard), pós-colonial e decolonial (Coronil, Mignolo, Quijano). Na segunda parte, se examina o uso do retrato etnográfico (Brilliant e Mason, Parker Brienen, Lugo Ortiz) nas formações raciais (Omi e Winant) americanas para aprofundar a presença desse gênero na obra de González Palma, seu sentidocrítico e a proposta do artista de recuperar "o olhar como poder". 

Biografia do Autor

Laura Inés Catelli, Instituto de Estudios Críticos en Humanidades, Universidad Nacional de Rosario-CONICET
Professora Titular de Problemática da Arte Latino-Americana do Século XX, pesquisadora do CONICET no Instituto de Estudos Críticos em Humanidades (IECH) e Diretora do Centro de Pesquisas e Estudos em Teoria Póscolonial (CIETP), UNRCONICET, Argentina.
Victória Lunardi Bauken , Universidade Federal de Pelotas
Bacharela em Tradução e mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
Diego Haase, Universidade Federal da Bahia/UFBA
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia/UFBA.
Rosângela Fachel de Medeiros , Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul /UFRGS. Professora Visitante do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
Publicado
2022-12-15
Como Citar
Catelli, L. I., Bauken , V. L., Haase, D., & Fachel de Medeiros , R. (2022). Impressões coloniais nas práticas artísticas latinoamericanas: versões do retrato etnográfico na série 1989- 2000, de Luis González Palma. Paralelo 31, 2(19), 178. https://doi.org/10.15210/p31.v2i19.24747
Seção
Traduções

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##