Desafios para Preservação de Acervo no Campo da Arte e Tecnologia

Resumo

A problemática da preservação de tipo especial de obra de arte que pertence ao campo da arte e tecnologia é abordada na perspectiva das especificidades das próprias obras datadas desde os anos 50, como por exemplo: Cinecromáticos (1953), de Abraham Palatnik; Crown TV (1965), de Nam June Paik e net.flag (2019), de Mark Napier. Estas obras serão analisadas como estudos de caso de preservação e terão suas histórias e suas restituições levadas em consideração. A interlocução estará balizada nos textos de Rinehart & Ippolito (2014) e Sweeny (2015), que trazem ao tema a memória social, a obsolescência, a falibilidade tecnológica, a questão política que permeia a discussão, e o papel de legitimação dos atores e das instituições culturais envolvidas. Apontamos a iniciativa da plataforma ADA - Archive of Digital Art (1999/2020) que documenta, cataloga, armazena e disponibiliza ao público o histórico e contexto de obras criadas digitalmente, que por ora funcionam como referência da memória destas obras.

Biografia do Autor

Paula M. Perissinotto, ECA/USP
Doutoranda em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Mestrado em Poéticas Visuais.(ECA/ USP 2001) Especialização em Curadoria e Práticas Culturais em Arte e Novas Mídias pelo MECAD / ESDI em (Barcelona / ES) ; Especializada em novas mídias, arte contemporânea e cultura digital; https://orcid.org/0000-0001-6063-2876; paula2020@usp.br.
Silvia Laurentiz, ECA/USP
Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 1999) e Livre-docente em Artes (ECA / USP, 2011). Professora Associada do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Fundadora e Líder do Grupo de Pesquisa Realidades (ECA/CNPq, 2010); https://orcid.org/0000-0003-4212-0441; silvialaurentiz@gmail.com
Publicado
2022-12-15
Como Citar
Perissinotto, P. M., & Laurentiz, S. (2022). Desafios para Preservação de Acervo no Campo da Arte e Tecnologia. Paralelo 31, 2(19), 104. https://doi.org/10.15210/p31.v2i19.24755