Os enigmas de A casa da paixão (2022), de Nélida Piñon

  • Eliane Campello Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande-RS, Brasil.

Resumo

Neste trabalho, pretendo fazer uma leitura do romance A casa da paixão (1972), de Nélida Piñon (1937-2022), para que venha a acentuar sua relevância para o espectro da Literatura Brasileira escrita por mulheres. Utilizo a sua quinta edição, de 2022. Por essa obra, Piñon recebeu o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, devido ao seu domínio da linguagem. Com vistas a explorar os sentidos do romance, valho-me, entre outras/os, da posição crítica das expressivas estudiosas da obra de Piñon: Naomi Hoki Moniz e Dalma Nascimento. Busco, também, explorar os múltiplos sentidos dos nomes, dos comportamentos, das relações pessoais e sociais entre as/das personagens, bem como do espaço (a casa e a natureza) e dos valores semânticos que provocam/escondem e multiplicam os enigmas que se referem à Marta, a protagonista, envolta em/pelas surpresas que emanam do corpo, do sol e da paixão.

Biografia do Autor

Eliane Campello, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande-RS, Brasil.
Doutora em Literatura Comparada (UFRGS). Membro permanente do PPGLetras-História da Literatura (FURG).  Membro do GT “A mulher na Literatura: crítica feminista e estudos de gênero” e do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Crítica Feminista e autoria feminina: cultura, memória e identidade”. 
Publicado
2024-03-10
Como Citar
Campello, E. (2024). Os enigmas de A casa da paixão (2022), de Nélida Piñon. Paralelo 31, 1(20), 104-121. https://doi.org/10.15210/p31.v1i20.26445
Seção
Artigos Dossiê