Os enigmas de A casa da paixão (2022), de Nélida Piñon
Resumo
Neste trabalho, pretendo fazer uma leitura do romance A casa da paixão (1972), de Nélida Piñon (1937-2022), para que venha a acentuar sua relevância para o espectro da Literatura Brasileira escrita por mulheres. Utilizo a sua quinta edição, de 2022. Por essa obra, Piñon recebeu o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, devido ao seu domínio da linguagem. Com vistas a explorar os sentidos do romance, valho-me, entre outras/os, da posição crítica das expressivas estudiosas da obra de Piñon: Naomi Hoki Moniz e Dalma Nascimento. Busco, também, explorar os múltiplos sentidos dos nomes, dos comportamentos, das relações pessoais e sociais entre as/das personagens, bem como do espaço (a casa e a natureza) e dos valores semânticos que provocam/escondem e multiplicam os enigmas que s e referem à Marta, a protagonista, envolta em/pelas surpresas que emanam do corpo, do sol e da paixão. Resumen: En este trabajo, pretendo leer la novela A casa da paixão (1972), de Nélida Piñon (1937-2022), para destacar su relevancia en el espectro de la literatura brasileña escrita por mujeres. Utilizo su quinta edición, de 2022. Por esta obra, Piñon recibió el Premio APCA de la Asociación Paulista de Críticos de Arte por su dominio del lenguaje. Para explorar los significados de la novela, me baso, entre otras, en la postura crítica de destacadas estudiosas de la obra de Piñon: Naomi Hoki Moniz y Dalma Nascimento. También busco explorar los múltiples significados de los nombres, comportamientos, relaciones personales y sociales entre los personajes, así como el espacio (la casa y la naturaleza) y los valores semánticos que provocan/ocultan y multiplican los enigmas que se refieren a Marta, la protagonista, envuelta en/por las sorpresas que emanan del cuerpo, el sol y la pasión.Referências
CHASSEGUET-SMIRGEL, Janine. Sexualidade feminina. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
DEL PRIORE, Mary. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000.
ENGELMANN. Magda Shirley C. O halo de Eros nas vozes de Marguerite Duras e Nélida Piñon. In: ENGELMANN. Magda Shirley C. O jogo elocucional feminino. Goiânia: Ed. da UFG, 1996. p. 115-123.
KEHL, Maria Rita. A psicanálise e o domínio das paixões. In: CARDOSO, Sérgio et al. Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 469-496.
MONIZ, Naomi Hoki. As viagens de Nélida, a escritora. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.
NASCIMENTO, Dalma. Nélida Piñon em A casa da paixão de uma escrita inaugural. In: NASCIMENTO, Dalma. Aventuras narrativas de Nélida Piñon. Niterói, RJ: Parthenon Centro de Arte e Cultura, 2016. p. 113-168.
LEBRUN, Gérard. O conceito de paixão. Tradução Mônica Fuchs. In: CARDOSO, Sérgio et al. Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 17-33.
LISPECTOR, Clarice. Nélida Piñon. In: LISPECTOR, Clarice. De corpo inteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 179-185.
PIÑON, Nélida. A casa da paixão. Rio de Janeiro: Record, 2022.
SHARPE, Peggy (org.). Entre resistir e identificar-se: para uma teoria da prática da narrativa brasileira de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres; Goiânia: Editora da UFG, 1997.
TORRES, Maximiliano Gomes. Eros, Afrodite e Dioniso: as faces do desejo incoercível em A casa da paixão, de Nélida Piñon. 2002. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, 2002.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)