Performar em solicitude: quando o ambiente vira corpo

  • Tatiana Cardoso da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, Brasil

Resumo

A pesquisa "Compossíveis: quando o ambiente vira corpo" visou à criação de seres fictícios nascidos da relação do corpo do performer com outros seres da natureza. Tem como objetivo sensibilizar e colaborar para a proteção da vida do planeta. O que surge da mistura entre o corpo humano e o corpo de outro ser vivo? O exercício foi realizar o gesto da metamorfose e experimentar-se partícipe de Gaia. Os procedimentos se deram entre estudos teóricos, experimentações atorais junto à natureza, criação das videoperformances. Os principais autores que ampararam a pesquisa foram: Emanuele Coccia, Davi Kopenawa e Jerzy Grotowski. Trata-se de uma investigação interdisciplinar entre as áreas do Teatro, Educação, Meio Ambiente, Música e Artes Visuais. Como resultado produziram-se oito videoperformances que foram levadas ao público, estimando-se, assim, colaborar com a conscientização para as causas ambientais, sobretudo através da Arte e da Educação.

Biografia do Autor

Tatiana Cardoso da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, Brasil
Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Diretora, atriz e pesquisadora. Líder do GESTA: grupo de pesquisa em Teatro e Educação (Uergs). Integrante da Rede Internacional de Estudos da Presença (UFRGS). Atriz do grupo internacional Ponte dos Ventos (Dinamarca).
Publicado
2024-03-10
Como Citar
Cardoso da Silva, T. (2024). Performar em solicitude: quando o ambiente vira corpo. Paralelo 31, 1(20), 148-161. https://doi.org/10.15210/p31.v1i20.26446
Seção
Artigos Dossiê