A pintura e as simbologias arquetípicas do feminino

expressões a partir do conto de fada A Bela Wassilissa

Palavras-chave: Pintura; Arquétipos do Feminino; Conto de fada; A Bela Wassilissa.

Resumo

O artigo aborda pesquisa em poéticas visuais sobre a crição de pinturas, cujo processo envolve contágios entre arte e aspectos da psicologia analítica, focando nas simbologias arquetípicas do feminino no conto de fada russo A Bela Wassilissa. Suas interpretações dispararam ideias e métodos inventivos para as pinturas, transcendendo a mera ilustração de sua narrativa. Assim, Wassilissa foi encarada como metáfora do processo de individuação, abrangendo também elementos ancestrais comuns do inconsciente coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Perez, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil
Professora adjunta de pintura no Departamento de Artes Visuais, UFSM, atuando nos Cursos de Graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena e Bacharelado. Professora permanente no PPGART/UFSM - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (Mestrado e Doutorado). Doutora em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pelo PPGAV/UFRGS (bolsista CAPES de set/2014 a ago/2015) com período sanduíche na Universitat Politècnica de València (Espanha), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela CAPES. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (bolsista CAPES 2008-2010). Graduada em Desenho e Plástica - Bacharelado em Pintura (2005) e Desenho e Plástica - Licenciatura Plena (2007) pela UFSM. 
Hannah Rossatto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil
Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa Docência, saberes e desenvolvimento profissional, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.  Especialização em  andamento em Psicologia Analítica Junguiana pela Faculdade Unyleya. Especialista em Arteterapia pela Faculdade Futura / Instituto de Ciência Educação e Tecnologia de Votuporanga. Bacharelado em Artes Visuais (UFSM). Graduada en Artes Plásticas y Visuales pelo Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes da Universidad de la República Uruguay, Intercâmbio Cultural

Referências

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio,1982.

CORREIA, Susano. Diário de um pintor: a penúltima pétala. Spleen, 2020.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco,1992.

JAFFÉ, Aniela. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Edição especial brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977. p. 230-271.

JUNG, Carl Gustav. Chegando ao inconsciente. In: JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Edição especial brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977, p.18-103.

PAUL, Celia. In: HESSEL, Katy. The great woman artists - Podcast, (Episódio 12: Celia Paul) London: United Kingdom, 2019. Disponível em: https://podcasts.apple.com/gb/podcast/celia-paul/id1480259187?i=1000459143314. Acesso em: 20 junho 2021.

VON FRANZ. A sombra e o Mal nos Contos de fada. 3. ed. - São Paulo: Paulus, 2002.

___. O Feminino nos Contos de fada. 3.ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2010.
Publicado
2024-12-13
Como Citar
Perez, K., & Rossatto, H. (2024). A pintura e as simbologias arquetípicas do feminino: expressões a partir do conto de fada A Bela Wassilissa. Paralelo 31, 2(23), 40. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/26869