O chão da escola na formação do professor de Dança: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e o programa residência pedagógica

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado obrigatório; Residência Pedagógica; dança na escola.

Resumo

O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente Estágio Curricular Supervisionado em Dança no Ensino Médio do curso de Licenciatura em Dança e Residência Pedagógica Núcleo Arte da Universidade Federal de Pelotas – RS, realizado com estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense, Pelotas, RS. A proposta do estágio foi trabalhar com composição coreográfica. No primeiro momento foi necessário desenvolver os conteúdos atitudinais nas aulas de dança na escola, por conta da dificuldade de exposição corporal dos estudantes. Com o decorrer das aulas, o envolvimento foi aumentando tornando-se perceptível o desenvolvimento da autonomia nos processos autorais dos estudantes.                                                                                                                                                                                                                                              Abstract: This article is the result of reflections on the practice of the Supervised Curricular Internship in Dance in High School, which is a component of the Licentiate Teaching course in Dance and the Núcleo Arte Pedagogical Residency at the Federal University of Pelotas (UFPel), state of Rio Grande do Sul (RS) in Brazil. It is carried out with first year high school students at the Colégio Municipal Pelotense, Pelotas, RS. The purpose of the internship is to work with choreographic composition. Initially, it was necessary to develop attitudinal content in dance classes at the school due to the difficulty in exposing students' bodies. As the classes began to unfold, involvement increased, and the development of autonomy in the students' authorial processes became noticeable.

Biografia do Autor

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Professor do PPG Artes e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2020. Membro do conselho editorial da editora ANDA 2021-2023. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2020 e 2021-2022. Editor chefe da Revista Brasileira de Estudos em Dança.
Thiago Rezende de Ávila, Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Acadêmico do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Atua como bolsista no Programa Residências Pedagógicas da UFPel e trabalha como professor de dança e coreógrafo de espaços não formais no Sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado
2023-12-21
Como Citar
Cruz Souza, M. A. da, & Ávila, T. R. de. (2023). O chão da escola na formação do professor de Dança: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e o programa residência pedagógica. Paralelo 31, 2(21), 58-82. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27068