O chão da escola na formação do professor de Dança: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e o programa residência pedagógica
Resumo
O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente Estágio Curricular Supervisionado em Dança no Ensino Médio do curso de Licenciatura em Dança e Residência Pedagógica Núcleo Arte da Universidade Federal de Pelotas – RS, realizado com estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense, Pelotas, RS. A proposta do estágio foi trabalhar com composição coreográfica. No primeiro momento foi necessário desenvolver os conteúdos atitudinais nas aulas de dança na escola, por conta da dificuldade de exposição corporal dos estudantes. Com o decorrer das aulas, o envolvimento foi aumentando tornando-se perceptível o desenvolvimento da autonomia nos processos autorais dos estudantes. Abstract: This article is the result of reflections on the practice of the Supervised Curricular Internship in Dance in High School, which is a component of the Licentiate Teaching course in Dance and the Núcleo Arte Pedagogical Residency at the Federal University of Pelotas (UFPel), state of Rio Grande do Sul (RS) in Brazil. It is carried out with first year high school students at the Colégio Municipal Pelotense, Pelotas, RS. The purpose of the internship is to work with choreographic composition. Initially, it was necessary to develop attitudinal content in dance classes at the school due to the difficulty in exposing students' bodies. As the classes began to unfold, involvement increased, and the development of autonomy in the students' authorial processes became noticeable.Referências
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