O chão da escola na formação do professor de Dança: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e o programa residência pedagógica

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado obrigatório; Residência Pedagógica; dança na escola.

Resumo

O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente Estágio Curricular Supervisionado em Dança no Ensino Médio do curso de Licenciatura em Dança e Residência Pedagógica Núcleo Arte da Universidade Federal de Pelotas – RS, realizado com estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense, Pelotas, RS. A proposta do estágio foi trabalhar com composição coreográfica. No primeiro momento foi necessário desenvolver os conteúdos atitudinais nas aulas de dança na escola, por conta da dificuldade de exposição corporal dos estudantes. Com o decorrer das aulas, o envolvimento foi aumentando tornando-se perceptível o desenvolvimento da autonomia nos processos autorais dos estudantes.                                                                                                                                                                                                                                              Abstract: This article is the result of reflections on the practice of the Supervised Curricular Internship in Dance in High School, which is a component of the Licentiate Teaching course in Dance and the Núcleo Arte Pedagogical Residency at the Federal University of Pelotas (UFPel), state of Rio Grande do Sul (RS) in Brazil. It is carried out with first year high school students at the Colégio Municipal Pelotense, Pelotas, RS. The purpose of the internship is to work with choreographic composition. Initially, it was necessary to develop attitudinal content in dance classes at the school due to the difficulty in exposing students' bodies. As the classes began to unfold, involvement increased, and the development of autonomy in the students' authorial processes became noticeable.

Biografia do Autor

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Professor do PPG Artes e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2020. Membro do conselho editorial da editora ANDA 2021-2023. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2020 e 2021-2022. Editor chefe da Revista Brasileira de Estudos em Dança.
Thiago Rezende de Ávila, Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Acadêmico do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Atua como bolsista no Programa Residências Pedagógicas da UFPel e trabalha como professor de dança e coreógrafo de espaços não formais no Sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Célia Maria Castro. Concepções e Práticas Artísticas na Escola.In: FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Paris, 2001.

ÁVILA, Thiago. Um relato de experiência sobre o Estágio na turma 1º D do Colégio Municipal Pelotense: desafios para a avaliação no ensino de dança. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas, 2023.

CARVALHO, Carla; SOUZA, Marco Aurelio da Cruz. A/r/tografias: corpos dançantes, docentes pesquisadores em formação. O Mosaico, R. Pesq. Artes. Curitiba. n. 21, p. 1-298, jul./dez. 2021.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.

FREIRE, Paulo. “Pedagogia da indignação”- cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed UNESP. 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. 43a ed. São Paulo: Editora Paz e terra; 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48 ª edição. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2014.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. Ed. ver., 2 tremor. Campinas, SP: autores associados, 2012.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos, João Ferreira de Oliveira. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

SAMPAIO, Alda; FRAULOB, Marylene; SOUZA, Mônica: GALERA, Joscely. Avaliação processual e planejamento: um diálogo imprescindível à elaboração de políticas educacionais. Revista Tecnologia e Humanismo, v. 22 n. 35, 2008.

SCHULMANN, Nathalie. Da Prática do Jogo ao Domínio do Gesto. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (org.). Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade, 1998.p. 103-120.

SOUZA, Marco Aurelio da Cruz. O tornar-se professor de dança: experiências nas práticas de estágio. In: SOUZA, M. A. C; XAVIER, J. (org.). Tudo isto é dança, 1 ed. Salvador: ANDA editora, 2021.

SOUZA, Marco Aurelio da Cruz.; BRISOLA, Eduarda Cristina; RICOBOM, Carol. A Arte na Educação Básica: reflexões acerca da performance artística no contexto de práticas em arte no ensino médio. Revista Cena, Porto Alegre, v. 22, n. 38, set./dez. 2022. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena

SOUZA, Marco Aurelio da Cruz. Proposta metodológica para o ensino das danças populares na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Revista Educação, Santa Maria, v. 24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35491. Acesso em: 5 set. 2023.

UFPEL. Universidade Federal de Pelotas. Projeto Pedagógico do Curso de Dança – Licenciatura. Pelotas: UFPEL, 2023.

UFPEL. Resolução COCEPE n.º 08/2021, que dispõe sobre o Programa Residência Pedagógica. Pelotas:2021b.

VASCONCELLOS, Celso S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo, Cadernos Pedagógicos do Libertad, v. 3, 1992. p. 42-51.

VEIGA, IPA. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Veiga IPA, organizadora. Projeto político-pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus; 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres. A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2003.

ZABALA, Antoni. A prática educativa, como ensinar. Artmed: Porto Alegre. Ed. 2010.

Publicado
2023-12-21
Como Citar
Cruz Souza, M. A. da, & Ávila, T. R. de. (2023). O chão da escola na formação do professor de Dança: reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e o programa residência pedagógica. Paralelo 31, 2(21), 58-82. https://doi.org/10.15210/p31.v2i21.27068