Oito de Copas: O ateliê como espaço/estado de iniciação do artista-mago

Palavras-chave: ateliê; artista-mago; pesquisa em artes.

Resumo

O artista. O xamã. O mago. Todos os três criam em seus espaços sagrados, seus círculos mágicos. O presente trabalho visa tensionar as práticas a partir do artista-mago, reaproximando distintos modos de fazer e experimentar a vida. Partindo do ateliê como um espaço de criação de si e do mundo, através de uma metodologia de pesquisa em artes, acompanhamos o trabalho de criação pela minha própria jornada de formação como artista-mago. Construindo obras e produzindo escritas, percebo o ateliê como um espaço/estado que me inicia enquanto artista-mago e pesquisador. Como um ser que tensiona mundos, trago a performance como um processo de cura psíquica.                                                                                                                                                                                        Abstract: The artist. The shaman. The magician. All three create in their sacred spaces, their magic circles. This work aims to tension practices based on the artist-magician, bringing together different ways of doing and experiencing life. Starting from the studio as a space for creating oneself and the world, through an arts research methodology, we follow the creative work through my own journey of training as an artist-magician. Building works and producing writings, I perceive the studio as a space/state that initiates me as an artist-magician and researcher. As a being who tensions worlds, I approach performance as a process of psychic healing.

Biografia do Autor

Jéferson Diogo de Oliveira Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC, Santa Cruz do Sul-RS, Brasil
Psicólogo e Artista. Mestrando em Educação (UNISC). Bolsista CAPES PROSUC II. Pós-graduando em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Alexandra Gonçalves Dias, Universidade Federal de Pelotas-UFPel, Pelotas-RS, Brasil
Doutora em Dança pela University of Roehampton. Professora associada curso de Dança-Licenciatura Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BECK, Renee; METRICK, S.B. The art of ritual: creating and performing ceremonies for growth and change. Berkeley: The Apocryphile Press, 2009.
CATTANI, I.B. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora Universidade UFRGS, 2002.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DAMASCENO, J.C.G. Como tornar-se um artista mago: experiência e criação entre arte e magia ou aprendizados da Virgem do Alto do Moura e do Materializador de Sonhos. Tese (doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.
JODOROWSKY, Alejandro. Psicomagia. São Paulo: Devir, 2009.
JUNG, C.G. A energia psíquica. Petrópolis: editora vozes. 2008.
KIESEL, W.J. Magic circles in the Grimoire tradition. Emerald City: Ouroboros press, 2015.
MCNIFF, Shaun. Art as medicine: creating a therapy of the imagination. Boston: Shambhala Publications, 1992.
MCNIFF, Shaun. Art heals: how creativity cures the soul. Colorado: Shamhala Publications, 2004.
MOORE, Alan. Magia: sacudiendo tus venas como un relámpago. El Estado Mental, 10 jul. 2016. Disponível em: https://elestadomental.com/diario/magia Acesso em: 19 maio 2023.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora Universidade UFRGS, 2002.
ROLNIK, Sueli. Lygia Clark e o híbrido arte/clínica. Percurso – Revista de Psicanálise, ano VIII, nº 16, p.43-48. Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo, 1º semestre de 1996
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. Terceira edição. UK: Routledge, 2013.
ZORDAN, Paola. Ateliê como prática de liberdade. Palíndromo, v.11, n. 25, p 52-63. Set-dez 2019.
Publicado
2023-12-21
Como Citar
Oliveira Santos, J. D. de, & Dias, A. G. (2023). Oito de Copas: O ateliê como espaço/estado de iniciação do artista-mago. Paralelo 31, 2(21), 178-194. https://doi.org/10.15210/p31.v2i21.27069
Seção
Relato de experiência