De Beethoven a Gonzaga: Uma proposta de iniciação musical através da flauta doce

Palavras-chave: arte-educação; educação musical; educação de jovens e adultos; flauta doce.

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo exibir como a educação musical por meio da flauta doce contribuiu no desenvolvimento das habilidades musicais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campus Gurupi/IFTO; pretende-se ainda contextualizar como a arte pode transformar vidas. É a partir dessa premissa que esta pesquisa se desenvolveu. Os pesquisadores imbricados no contexto da arte-educação, suas experiências de vida e como tudo isso se atravessa, constrói e dá sentido à pesquisa em tela. O relato tem um caráter investigativo/reflexivo e o seu desenvolvimento se deu através de oficinas musicais, que se dividiu metodologicamente em três fases, a saber: a primeira com viés de instrução-técnica, na qual os participantes foram iniciados no universo da musicalização a partir da confecção da flauta doce com canos de PVC; a segunda com uma abordagem didático-pedagógica, onde os participantes adentraram ao mundo das notações musicais (teoria e prática) e a na última fase foi proposto o desenvolvimento de uma performance artística através das partituras da Nona sinfonia de Beethoven a da canção Asa branca de Luiz Gonzaga. Adentrando aos aportes teóricos, tocaram as notações desta pesquisa alguns ANAIS da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), no qual, foi realizado um Estado da Arte personificado no tocante ao instrumento da flauta doce. Ademais, tomamos notas na Pedagogia Freiriana (1987, 1998), em suas concepções de autonomia e emancipação. Como possíveis resultados, no tocante ao eixo da educação musical, apontamos que os sujeitos envolvidos desenvolveram percepções táteis-auditivas ao se relacionarem com a flauta doce, além de aperfeiçoar sua coordenação motora. Ademais, no eixo pedagógico, a inserção destes educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se estende como uma garantia do direito à educação, uma política de reparação e de continuidades, de uma possibilidade do retorno ao conhecimento sistematizado e que a partir do curso de flauta doce foram inseridos no universo da educação musical, pois as flores da noite também têm cheiro.                                                                                                                                                                                                                        Abstract: This experience report aims to demonstrate how music education using the recorder has contributed to developing musical skills among students in Youth and Adult Education (EJA, in its Portuguese acronym) at the Gurupi/IFTO Campus of the Instituto Federal do Tocantins (IFTO) in the state of Tocantins, Brazil. Additionally, it seeks to contextualize how art can be transformative in people's lives. It is from this premise that the research unfolds. The researchers, immersed in the context of art education, draw on their life experiences, intertwining them to construct and give meaning to the study. The research is investigative in nature, evolving through musical workshops divided into three methodological phases. With a technical instruction bias, the first phase introduces participants to the world of musicalization by crafting recorders from PVC pipes. The second phase employs a didactic-pedagogical approach, delving into the domain of musical notation (theory and practice). The final phase proposes the development of an artistic performance through the scores of Beethoven's Ninth Symphony and Luís Gonzaga's song Asa Branca. Theoretical foundations draw on selected proceedings from the Brazilian Association of Music Education (Associação Brasileira de. Educação Musical – ABEM), conducting a personified state-of-the-art analysis regarding the recorder instrument. Additionally, we drew insights from Freire's Pedagogy (1987, 1998), particularly in its concepts of autonomy and emancipation. Potential results concerning the axis of music education are noted, such as the involvement of individuals who developed tactile-auditory perceptions through their interaction with the recorder and improved motor coordination. Moreover, in the pedagogical axis, including these students in the Youth and Adult Education (EJA) modality guarantees the right to education, a policy of reparation and continuity, offering the possibility of returning to systematic knowledge. They were introduced to music education through the recorder course, for even the night flowers have their fragrance.  

Biografia do Autor

Sebastião de Sales Silva, Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Gurupi, Tocantins (TO) , Brasil.
Professor de Artes Cênicas no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), ministrando aulas e oficinas no Curso de Licenciatura em Teatro e na Pós-Graduação em Arte-Educação do IFTO. Primeiro Doutor em Dança da América Latina formado por uma universidade pública, Programa de Pós-Graduação em Dança (PPDANÇA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Investiga as brincadeiras populares à luz da pedagogia do corpo~brincante e suas interfaces com as mediações educacionais e culturais. Formação com uma proposta multidisciplinar: pedagogo, ator, intérprete, literato e brincador popular - no qual, coloca as figuras do Boi de Reis, como o Mateus, a Catirina, o Mestre e o próprio Boi. Formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA); licenciado em Teatro e em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Marcelo Freitas Lima , Instituto Federal do Tocantins-IFTO, Gurupi, Tocantins-TO, Brasil.
Especialista em Arte-educação no Instituto Federal do Tocantins (IFTO); tecnólogo em ; técnico em logística (IFTO) e técnico em eletrônica pelo (SENAI).

Referências

ARAÚJO, Marciano Vieira de; BATISTA, Lucio Cleano Carvalho. O aprendizado da flauta doce através da ludopedagogia, no ensino de 1º e 2º ano do ensino fundamental I: o trabalho com a flauta doce através da ludopedagogia como mediador do processo de aprendizagem nos anos iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 06. Ano 2, v. 1. p. 05-41, set. 2017. Disponível em:< https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/pdf/flauta-doce-atraves-ludopedagogia.pdf>.
BARBOSA, Joel L. S. Considerando a viabilidade de inserir música instrumental no ensino de primeiro grau. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 3, p. 39-49, 1996.
CUERVO, Luciane. Musicalidade na performance com a flauta doce. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. In. ENCONTRO NACIONAL DA ABEM XVI e CONGRESSO REGIONAL DA ISME na América Latina, Outubro de 2007. Campo Grande, MS, Anais [...]. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2007.
Publicado
2023-12-21
Como Citar
Silva, S. de S., & Freitas Lima , M. (2023). De Beethoven a Gonzaga: Uma proposta de iniciação musical através da flauta doce. Paralelo 31, 2(21), 196-214. https://doi.org/10.15210/p31.v2i21.27086
Seção
Relato de experiência