Horizonte Citadino: cinco fragmentos de mundo

  • Aline Britto Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
Palavras-chave: Colagem, Cidade, Educação, Imagem

Resumo

Este ensaio visual pretende relacionar o “corpo-caleidoscópico” e a prática da colagem; visa redefinir nossa relação com fragmentos e promover uma variação para a experiência urbana. As imagens fazem parte de uma coleção cultivada na última década e integram as metodologias de pesquisa de mestrado, concluído pela autora em 2020, e de doutorado em andamento. A operação com as imagens constrói um pensamento para depois colocar a palavra. Afirma-se um ethos, papeleira, recortadeira, coladeira. A colagem constitui um exercício de saúde. Se o capitalismo fragmenta, a colagem restitui, multiplica. O método da pesquisa é também um gesto político. O objetivo do ensaio é reunir fragmentos e encontrar maneiras de perceber horizontes na cidade. Inspirado no conceito de assemblage, todo material pode ser incorporado: papel de revista, cola, fotografia, animais mortos, pedaços de plantas. Em Horizonte Citadino: cinco fragmentos de mundo, cada fragmento revela mundos possíveis e compromissados com forças empáticas e antirracistas. O ensaio celebra a pluralidade das experiências urbanas; redefine a relação com o papel e com a cidade. Cada imagem e texto são convites para afetar, imaginar e transcender os limites dos horizontes que habitamos.

 

Referências

BENJAMIN, Walter. Imagens de Pensamento. Edição e tradução de João Barrento. Obras Escolhidas de Walter Benjamin, n.º 2. Assírio & Alvim. Lisboa. 2004.
Publicado
2024-03-11
Como Citar
Britto Miranda, A. (2024). Horizonte Citadino: cinco fragmentos de mundo . Paralelo 31, 1(22), 382. https://doi.org/10.15210/p31.v1i22.27507
Seção
Ensaios Visuais Dossiê Arte e Psicologia Social

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##