Produções cinematográficas como possibilidade de experiências significativas no Programa de Tempo Integral

Palavras-chave: Atividades Significativas; Programa de Tempo Integral; Cinema-Documentário.

Resumo

Com o intuito de refletir sobre a possibilidade de experiências significativas de educação no Programa de Tempo Integral, este trabalho apresenta uma discussão sobre a produção de um curta metragem, em uma escola no município de Mariana, em Minas Gerais. Ao final do trabalho foi possível compreender a importância do Programa de Tempo Integral na produção de atividades sofisticadas e da possibilidade de uma educação fincada na valorização do saber e da história das educandas e educandos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Pena, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL – UFMG). Mestre em Estudos do Lazer pelo PPGIEL/UFMG e licenciada em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atriz e arte-educadora e – membra-pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social (NAPrática).  

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A metodologia triangular: História da Arte, leitura da obra e o fazer artístico. In.: A Imagem no Ensino da Arte. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 34-43
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [online], 2002.
COELHO, TEIXEIRA. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.
GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Caderno CENPEC, 2006, n. 2. IBGE. Censo 2000/2010.

GOULART, Maria Inês Mafra. A exploração do mundo físico pela criança: participação e aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. p.272. 2005.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.
Publicado
2024-12-13
Como Citar
Silva Pena, A. P. da. (2024). Produções cinematográficas como possibilidade de experiências significativas no Programa de Tempo Integral . Paralelo 31, 2(23), 112. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/paralelo/article/view/27549