Produções cinematográficas como possibilidade de experiências significativas no Programa de Tempo Integral

Palavras-chave: Atividades significativas, Programa de tempo integral, Cinema-documentário

Resumo

Com o intuito de refletir sobre a possibilidade de experiências significativas de educação no Programa de Tempo Integral, este trabalho apresenta uma discussão sobre a produção de um curta metragem, em uma escola no município de Mariana, em Minas Gerais. Ao final do trabalho foi possível compreender a importância do Programa de Tempo Integral na produção de atividades sofisticadas e da possibilidade de uma educação fincada na valorização do saber e da história das educandas e educandos.

 

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Pena, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL – UFMG). Mestre em Estudos do Lazer pelo PPGIEL/UFMG e licenciada em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atriz e arte-educadora e – membra-pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social (NAPrática).

 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A metodologia triangular: História da Arte, leitura da obra e o fazer artístico. In.: A Imagem no Ensino da Arte. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 34-43
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [online], 2002.
COELHO, TEIXEIRA. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.
GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Caderno CENPEC, 2006, n. 2. IBGE. Censo 2000/2010.

GOULART, Maria Inês Mafra. A exploração do mundo físico pela criança: participação e aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. p.272. 2005.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.
Publicado
2024-12-13
Como Citar
Silva Pena, A. P. da. (2024). Produções cinematográficas como possibilidade de experiências significativas no Programa de Tempo Integral . Paralelo 31, 2(23), 112. https://doi.org/10.15210/p31.v2i23.27549

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##