Dança e cansaço: uma composição prática do corpo em movimento
Resumo
Este estudo propõe uma investigação sobre a reinvenção de si através da dança, sob a perspectiva de uma artista-professora-pesquisadora, em resposta aos efeitos do frenesi cotidiano na sociedade contemporânea. Encarnando os efeitos da pandemia de Covid-19 e inspirada no conceito de sociedade do desempenho de Byung-Chul Han (2017), a pesquisa apresentada neste artigo interroga como a dança afronta os efeitos adoecedores da vida contemporânea, especialmente os relacionados a saúde mental. Utilizando uma abordagem auto etnográfica e a/r/tográfica a pesquisa acompanha oito semanas de experimentações em dança, registradas como reflexões em um diário desde a concepção, até a apresentação de uma performance artística em uma sala de aula do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância do corpo, do espaço potencial e do impulso criativo como formas de resistência a aceleração cotidiana e propõe uma reflexão sobre a reinvenção de si na sociedade contemporânea através da dança.
Referências
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. 2 Ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2023.
ELLIS, Carolyn. The Ethnographic I: A Methodological Novel about Autoethnography. Estados Unidos: Altamira Press, 2004.
FERNANDES, Ciane. A Prática como Pesquisa e a Abordagem Somático Performativa. In: VIII Congresso Abrace. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2004.
GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estetico. Trad.: Ana de Oliveira e Lucia Leao. Sao Paulo: Editora 34, 2012.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2a Ed. Sao Paulo: Editora Vozes, 2017.
JONES, Stacy; ADAMS, Tony; ELLIS, Carolyn. Handbook of Autoethnography. Reino Unido: Routledge, 2016.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. A saúde do adolescente em tempos da Covid-19: scoping review. In: Cadernos de Saúde Pública [online]. V. 36, n.8. https://doi.org/10.1590/0102-311X00150020.
ROSA, Hartmut. Aceleração: A transformação das estruturas temporais
na modernidade. Trad.: Rafael Silveira. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
SADE, C. Enação e metodologias de primeira pessoa: o reencantamento do concreto das investigações da experiência. Informática na educação: Teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI:10.22456/1982-1654.9604. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9604. Acesso em: 2 maio 2024.
SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e de informação. Trad.: Luis Aragon e Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2020.
STIEGLER, B. What makes life worth living: on pharmacology. Cambridge: Polity Press, 2013.
STRAZZACAPPA, Marcia. De Cereja Do Bolo Para O Sal Indispensável Da Comida: por uma mudança de paradigma no ensino de arte.
In: O Mosaico. Curitiba: Revista de Artes da FAP, 2021.
WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Trad.: Breno Longhi. Sao Paulo: Ubu Editora, 2019.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)
Paralelo 31 ISSN 2358-2529 