Dança e cansaço: uma composição prática do corpo em movimento

Palavras-chave: Dança. Aceleração do cotidiano. Saúde mental. Corpo; Reinvenção de si.

Resumo

Este estudo propõe uma investigação sobre a reinvenção de si através da dança, sob a perspectiva de uma artista-professora-pesquisadora, em resposta aos efeitos do frenesi cotidiano na sociedade contemporânea. Encarnando os efeitos da pandemia de Covid-19 e inspirada no conceito de sociedade do desempenho de Byung-Chul Han (2017), a pesquisa apresentada neste artigo interroga como a dança afronta os efeitos adoecedores da vida contemporânea, especialmente os relacionados a saúde mental. Utilizando uma abordagem auto etnográfica e a/r/tográfica a pesquisa acompanha oito semanas de experimentações em dança, registradas como reflexões em um diário desde a concepção, até a apresentação de uma performance artística em uma sala de aula do Ensino Fundamental. A pesquisa destaca a importância do corpo, do espaço potencial e do impulso criativo como formas de resistência a aceleração cotidiana e propõe uma reflexão sobre a reinvenção de si na sociedade contemporânea através da dança.

 

Biografia do Autor

Vitória Luara da Silva

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha: Aprendizagem e Ensino e bolsista CNPq. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e em Pedagogia Empresarial pela Uninter. Graduação em Dança: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e em Pedagogia pela Unicesumar. Atua como professora de arte na Secretaria de Educação de Montenegro/RS.

Rodrigo Lages e Silva

Doutor em Psicologia: estudos da subjetividade pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com período de estudos na Universitat Rovira y Virgili, Tarragona/ES, doutorado-sanduiche. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Psicologia pela UNISINOS. Foi professor visitante com financiamento CAPES-PRINT na Universidade Autônoma de Barcelona, no Programa de Pós-graduação Sociedade e Mundo Contemporâneo. E professor do Departamento de Estudos Básicos da Universidade (DEBAS) Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-graduação em Educação na linha Aprendizagem e Ensino. E coordenador do grupo de pesquisa INOMINAAR – Estudos sobre aprendizagem INventiva, saberes Nômades, devires MInoritarios, cognicao eNAtiva e ARtesanias docentes.

 

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Publicado
2024-04-16
Como Citar
Silva, V. L. da, & Lages e Silva, R. (2024). Dança e cansaço: uma composição prática do corpo em movimento. Paralelo 31, 1(22), 54. https://doi.org/10.15210/p31.v1i22.28917
Seção
ARTIGOS Arte e Psicologia Social: Métodos inventivos, pesquisas híbridas e...

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