Diretrizes para uma acessibilidade estética com cegos no Museu do Açude
Resumo
A acessibilidade de pessoas com deficiência visual em museus de arte ainda coloca problemas, em função da arraigada proibição ao toque que resta não problematizada na maioria dos museus. O presente estudo analisa uma visita realizada no Museu do Açude, no Rio de Janeiro, com um grupo heterogêneo de 25 pessoas, sendo 10 com deficiência visual e 15 videntes. O objetivo do estudo é analisar a experiência tátil e multissensorial das obras Garota de Ipanema, de P. Uklanski e Magic Square#5, de Hélio Oiticica. A pesquisa utilizou o método da cartografia (Passos; Kastrup; Escóssia, 2009; Passos; Kastrup; Tedesco, 2014), produzindo diários de campo e vídeos. Articulando a pesquisa de campo com estudos atuais de psicologia cognitiva, o texto discute quatro diretrizes da acessibilidade estética: o toque, o encontro de cegos e videntes, a mediação distribuída e a inventividade. A análise evidencia como três sentidos do toque, imaginação e invenção atuaram na acessibilidade estética.
Referências
ALVES, C. A. E se experimentássemos mais? Contribuições não técnicas de acessibilidade em espaços culturais. Curitiba: Appris Editora, 2020. 97p.
BARROS, L. M. R.; BARROS, M. E. B. O problema da análise em pesquisa cartográfica In: Passos, Kastrup e Escóssia (Orgs.) Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum V.2. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 175-202.
CANDLIN, F. Blindness, art and exclusion in museums and galleries. The International Journal of Art & Design, 22, 1, p. 100-110, 2023.
CANDLIN, F. Don’t touch! Hands off! Art, blindness and the conservation of expertise. Body & Society, 10, 1, p.71-90, 2004.
CANDLIN, F. Dubious inheritance of touch: art history and museum access. Journal of Visual Culture, 5, 2, p.137-54, 2006.
CHARTERJEE, H. Touch in museums: Policy and practice in object handling. Oxford-New York: Berg, 2008.
CLASSEN, C. The book of touch. Oxford-New York: Berg, 2005.
CLAUDET, P. Image Tactile. Voir Barré, 38/ 39, p.122-128, 2011.
DELEUZE, G. Le Bergsonisme. Paris: PUF, 1991.
DELEUZE, G. Francis Bacon: A Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DEWEY, J. Art as experience. New York: Penguin Group, 2010.
ERIKSSON, Y. Images tactiles. Représentations picturales pour les aveugles. 1781-1940. Taland : Les Doigts qui Rêvent, 2008.
GUERREIRO, R. ; KASTRUP, V. Acessibilidade estética e imagens táteis de obras de arte. In : Kastrup, V. Cegueira e invenção: cognição, arte, pesquisa e acessibilidade. Curitiba: CRV, 2018. p. 213-224.
HATWELL, Y. ; STRERI, A. ; GENTAZ, E. (Orgs) Toucher pour connaître: psychologie cognitive de la perception tactile manuelle. Paris : Presses Universitaires de France, 2000.
HATWELL, Y. Psychologie cognitive de la cécité précoce. Paris: Dunod, 2003.
HELLER, M. ; GENTAZ, E. Psychology of touch and blindness. New York: Psychology Press, 2014.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KASTRUP, V. Cegos e videntes se encontram no museu: da dicotomia à partilha da sensível. Caderno Tramas da Memória, 3, p.203-224, 2013.
KASTRUP, V. Devires e acessibilidade estética numa visita com cegos e videntes. Revista Mesa. 2015(a), p. 35-39. http://institutomesa.org/revistamesa/edicoes/1/bichos-feitos-de-nos/ Acesso em 19 abr. 2024.
KASTRUP, V. O tátil e o háptico na experiência estética: considerações sobre arte e cegueira. Revista Trágica. 8-3, p.69-85, 2015 (b).
KASTRUP, V.; CARIJÓ; F. H.; ALMEIDA, M. C. A abordagem da enação no campo da deficiência visual. In: KASTRUP, V. Cegueira e invenção: cognição, arte, pesquisa e acessibilidade. Curitiba: CRV, 2018. p.43-53.
KASTRUP, V.; VERGARA, L. G. A potência do experimental nos programas de acessibilidade: Encontros Multissensoriais no MAM Rio. Cadernos de Subjetividade (PUCSP), 4, p. 62-77, 2012.
KLATZKY, R.; LEDERMAN, S. (2000). L'identification haptique des objets significatifs. In : HATWELL, Y. ; STRERI, A. ; GENTAZ, E. (Orgs.) Toucher pour connaître: psychologie cognitive de la perception tactile manuelle. Paris : Presses Universitaires de France, 2000. p. 109-28.
KLEEGE, G. Some Touching Thoughts and Wishful Thinking. Disability Studies Quarterly, 33 (3), 2013. https://dsq-sds.org/index.php/dsq/article/view/3741/3284 - consultado em 19 abr. 2024.
KLEEGE, G. More than meets the eye. What blindness brings to art. Oxford: University Press, 2018.
LOURAU, R. Analista em tempo integral. Altoé, S. (Org.). São Paulo: Hucitec, 2004.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. V. 1. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, E.; KASTRUP, V; TEDESCO, S. (Orgs.) Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. V.2. Porto Alegre: Sulina, 2014. POZZANA, L. O Corpo em Conexão: Sistema rio berto. Niterói: EDUFF, 2008.
POZZANA, L. Corpo e cegueira: movimento sensível vital. Curitiba: CRV, 2017.
PYE, E. (Org). The power of touch. Handling objects in museum and heritage contexts. California: Left Coast Press, Inc, 2007.
RIBOT, T. L'imagination créatrice. Paris: Félix Alcan, 1926.
SIMONDON, G. Imagination et invention. Chatou: Les Éditions de la transparence, 2008.
VALENTE, D. ; DARRAS, B. Images à toucher: réflexions sémiotiques sur les images tactiles destinées au public aveugle. Terra Haptica, 1, p. 07-21, 2010.
VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
VERGARA, L. G.; KASTRUP, V. Zona de risco dos encontros multissensoriais: anotações éticas e estéticas sobre acessibilidade e mediações. Revista TRAMA Interdisciplinar, 4, p. 53-68, 2013.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)
Paralelo 31 ISSN 2358-2529 