Intimidade e experiência nos processos de ensinar-e-aprender

Palavras-chave: Intimidade. Experiência. Potência. Formação em Psicologia. Arte.

Resumo

A formação em Psicologia tem aumentado a potência de agir de futuros psicólogos? Essa é a pergunta norteadora deste texto. Para discutir sobre a experiência subjetiva, uma vez que é a partir dela e sobre ela que se debruçam os psicólogos, utilizamos dois autores centrais, bell hooks e Jorge Larrosa Bondía. De hooks emprestamos reflexões sobre intimidade e, de Jorge Larrosa, buscamos reflexões sobre a experiência. Partindo desses autores, apresentamos o relato de uma disciplina optativa no curso de graduação que articula arte à formação em psicologia e que busca ser espaço de pausa, auxiliando os alunos a cultivarem a atenção aos detalhes, ampliando olhos e ouvidos em busca da delicadeza. Cultivando a arte do encontro, intimidade e experiência são partilhadas.

 

Biografia do Autor

Barbara Cristina Souza Barbosa

Professora, Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

 

Luana Gonçalves Coelho, Universidade Federal de Uberlândia(UFU), Uberlândia-MS, Brasil.

Psicóloga Formada pela Universidade Federal de Uberlândia.

Lucas Pires Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MS, Brasil

Discente na área de Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia.

Eliane Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia-MS, Brasil

 

Doutora em Psicologia, Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.

 

 

 

Referências

COLLINS, P. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política o empoderamento. Boitempo editorial, 2019.
DUARTE Jr., J. F. O que é beleza. 3.ed. Brasiliense,1991.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GOMES, A. H.; GUNLANDA, O. A. C. Pesquisa Narrativa Psicossocial. In: PEREIRA, E. R.; RASERA, E. F.; PEGORARO, R. F. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Psicologia Social e Saúde. Florianópolis: Editora UFSC. (no prelo). hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo, WMF Martins Fontes: 2013.
hooks, b. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo, Elefante: 2021.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Autêntica, 2014.
REIS, A. C.; ZANELLA, A. V. Arte e vida, vida e(em) arte: entrelaçamentos a partir de Vygotsky e Bakhtin. Psicol Argum., Curitiba, v. 32, n. 79, p. 97-107. 2014. DOI: 10.7213/psicol.argum.32.S01.AO09. https://periodicos.pucpr. br/psicologiaargumento/article/view/20463. Acesso em: 1 mar. 2024.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes,1998.
Publicado
2024-06-15
Como Citar
Souza Barbosa, B. C., Gonçalves Coelho, L., Pires Rodrigues, L., & Pereira, E. (2024). Intimidade e experiência nos processos de ensinar-e-aprender. Paralelo 31, 1(22), 124. https://doi.org/10.15210/p31.v1i22.28953
Seção
ARTIGOS Arte e Psicologia Social: Métodos inventivos, pesquisas híbridas e...

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##