Intimidade e experiência nos processos de ensinar-e-aprender
Resumo
A formação em Psicologia tem aumentado a potência de agir de futuros psicólogos? Essa é a pergunta norteadora deste texto. Para discutir sobre a experiência subjetiva, uma vez que é a partir dela e sobre ela que se debruçam os psicólogos, utilizamos dois autores centrais, bell hooks e Jorge Larrosa Bondía. De hooks emprestamos reflexões sobre intimidade e, de Jorge Larrosa, buscamos reflexões sobre a experiência. Partindo desses autores, apresentamos o relato de uma disciplina optativa no curso de graduação que articula arte à formação em psicologia e que busca ser espaço de pausa, auxiliando os alunos a cultivarem a atenção aos detalhes, ampliando olhos e ouvidos em busca da delicadeza. Cultivando a arte do encontro, intimidade e experiência são partilhadas.
Referências
DUARTE Jr., J. F. O que é beleza. 3.ed. Brasiliense,1991.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GOMES, A. H.; GUNLANDA, O. A. C. Pesquisa Narrativa Psicossocial. In: PEREIRA, E. R.; RASERA, E. F.; PEGORARO, R. F. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Psicologia Social e Saúde. Florianópolis: Editora UFSC. (no prelo). hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo, WMF Martins Fontes: 2013.
hooks, b. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo, Elefante: 2021.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre a experiência. Autêntica, 2014.
REIS, A. C.; ZANELLA, A. V. Arte e vida, vida e(em) arte: entrelaçamentos a partir de Vygotsky e Bakhtin. Psicol Argum., Curitiba, v. 32, n. 79, p. 97-107. 2014. DOI: 10.7213/psicol.argum.32.S01.AO09. https://periodicos.pucpr. br/psicologiaargumento/article/view/20463. Acesso em: 1 mar. 2024.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes,1998.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)
Paralelo 31 ISSN 2358-2529 