Qual Metodologia Utilizar nos Estudos de Teoria Política? Um exame crítico sobre os métodos de Karl Popper e Quentin Skinner

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André Silva de Oliveira
Rodolfo Silva Marques

Resumo

O uso recorrente da metodologia do historiador inglês Quentin Skinner em trabalhos de teoria política no Brasil aparenta ser consensual e, portanto, isento de críticas, a despeito de sua relativa inadequação aos pressupostos metodológicos da Ciência Política do tempo presente. O artigo objetiva contrapor o método de Quentin Skinner para a análise da história das ideias políticas com o método de lógica situacional sugerido por Karl Popper, tendo como escopo escrutinar a utilidade de cada método para a Ciência Política, notadamente no campo da teoria política. Enquanto o método empregado por Skinner propõe o exame do contexto linguístico dos autores para tentar determinar os significados que atribuíam às suas próprias ideias e à sociedade do seu tempo, Popper sugere a adoção de um método diverso para o qual importa a análise objetiva da ação do ator no contexto social analisado sem desconsiderar seus efeitos ou consequências para as instituições. O argumento conclusivo é que o método proposto por Popper apresenta elementos constitutivos mais consentâneos com a pretensão da Ciência Política contemporânea de alcançar o status de ciência axiologicamente neutra cujos trabalhos são orientados empiricamente para a resolução pragmática de problemas, mesmo quando trata de teoria política ou de história das ideias políticas, bem como enfatiza o papel das instituições e suas “quase-ações” em cada contexto analisado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira, A. S. de, & Marques, R. S. (2019). Qual Metodologia Utilizar nos Estudos de Teoria Política? Um exame crítico sobre os métodos de Karl Popper e Quentin Skinner. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 5(2), 179-195. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v5i2.10311
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Silva de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1984), especialização em Direito Público pela Faculdade do Pará (2005) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (2010). Atuou como parecerista ad hoc da Revista Eletrônica de Ciência Política (UFPR). Tem experiência na área do Direito Público, Direito Desportivo e Ciência Política, com ênfase em Teoria da Democracia, Instituições Políticas e Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: liberalismo político, mídia e política e teoria da democracia em Karl Popper. Já apresentou trabalhos nos principais encontros de Ciência Política do Brasil e da América Latina organizados pela ABCP, ANPOCS, AUCIP e ALACIP, dentre outros.

Rodolfo Silva Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Está cursando Doutorado em Ciência Política pela UFRGS, desde março de 2014 (aprovação no final de 2013), com previsão da defesa da tese para meados de 2017. O projeto de tese tem como tema "A REGULAÇÃO DA MÍDIA NA AMÉRICA DO SUL NO PERÍODO 2003-2015: ANÁLISE COMPARADA ENTRE BRASIL E ARGENTINA", sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Stumpf González. É Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Federal do Pará/UFPA (2008-2010), com pesquisa na área de Mídia e Política/Instituições Políticas. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2001) e em Gestão e Produção de Eventos Culturais pela Universidade da Amazônia (2003). Tem Pós-Graduação em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (2001-2003). Durante o biênio 2011-2012, foi Coordenador do Curso de Comunicação Social da FEAPA (Faculdade de Estudos Avançados do Pará). Atualmente, é professor-adjunto da Universidade da Amazônia (UNAMA), em disciplinas como Ciência Política, Políticas Públicas, Marketing Político, Radiojornalismo, Mídia e Administração em Publicidade e da FEAPA. É Professor da Pós-Graduação Lato Sensu da UNAMA, na disciplina Jornalismo, Política e Agenda Social do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas e na disciplina Marketing Direto e Telemarketing no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Marketing. É orientador de monografias nos cursos de Pós-Graduação da UNAMA - Gestão Empresarial e Jornalismo, Cidadania e Políticas Públicas. É Professor-Convidado e Orientador de Artigos da CPÓS/ESAMAZ (PA). Tem experiência nas áreas de Ciência Política e em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência política, comunicação e política, marketing, conhecimento, estratégia, propaganda, relações internacionais, mídia e política.