O Wilayat Al-faqih Xiita como Epistemologia Geocultural

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Natalia Nahas Carneiro Maia Calfat

Resumo

É objetivo deste artigo contribuir para um esboço preliminar do sistema de jurisprudência iraniana – o chamado wilayat al-faqih – como modalidade de epistemologia geocultural xiita contemporânea. Através do resgate das contribuições do debate pós-colonial, analisaremos de que forma esta concepção de mundo é formulada e qual sua visão das Relações Internacionais. Para tanto, trazemos uma revisão teórica das importantes contribuições do reflexivismo no campo da Teoria das Relações Internacionais ao estudo do Oriente Médio e mundo islâmico. É através do resgate do aporte do pós-positivismo e de sua abertura para o conhecimento de novas visões de mundo, epistemologias, teorias e conceitos que é possível iniciar uma compreensão do wilayat al-faqih como modalidade epistemológica. Neste sentido, é nosso objetivo mostrar que se trata de um saber local, de uma comunidade geocultural epistêmica que constrói cosmogonias auto percebidas como legítimas e autorizadas - mas que também explicitam uma forma essencialmente local de fazer Relações Nacionais e Internacionais a partir do xiismo iraniano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Calfat, N. N. C. M. (2018). O Wilayat Al-faqih Xiita como Epistemologia Geocultural. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 4(2), 229-246. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v4i2.13762
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Natalia Nahas Carneiro Maia Calfat, Universidade de São Paulo - Departamento de Ciência Política

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciência Política (2017) e bacharelado em Ciências Sociais pela mesma Universidade (2007). É membro integrante desde 2009 do Grupo de Trabalho sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano da Universidade de São Paulo (FFLCH-LEA). Atualmente é diretora de Relações Nacionais do ICARABE, Instituto da Cultura Árabe. A autora atua nas áreas de Relações Internacionais e Política Internacional relativas à análise de conflito e conjuntura. Sua pesquisa se concentra em torno das seguintes temáticas: terrorismo, Oriente Médio e Mundo Muçulmano, confessionalismo e projetos de partilha de poder, pós-colonialismo no Oriente Médio, identidade religiosa e estudos de caso na região.