Democracias Neoliberais: O Modelo Chileno no Horizonte das Novas Democracias Sul-Americanas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O objetivo deste artigo é o de compreender as condições atuais de densidade da democracia chilena, entendendo-se por densidade a combinação de características institucionais e a capacidade do Sistema Político em dar respostas às demandas socioeconômicas cidadãs deste regime democrático. Neste trabalho, destacam-se, inicialmente, as reformas de cunho neoliberal que foram impostas em um ambiente marcado pela repressão característica de uma das ditaduras militares mais sangrentas do continente. Em seguida, destacam-se interpretações e reflexões sobre o processo de transição democrática para, finalmente, analisarmos o estado atual da democracia chilena que foi do pretenso êxito no início dos anos 1990 a uma profunda desilusão que marca as primeiras décadas do século XXI.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).