O Sentido (Conceito) de Liberdade na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Felipe Corral Freitas

Resumo

De origem marxista, a teoria do discurso laclauniana tem como objetivos ampliar e redefinir a compreensão da atividade política, bem como redimensionar as relações de conflitos que configuram as relações sociais para além da polarização entre proletariado e burguês, se colocando numa linha pós-marxista. Influenciado pelo pós-estruturalismo, Laclau entende que não existe nenhum fundamento capaz de definir a estruturalidade última de uma identidade política e, por isso, sedimentar um discurso para todo o sempre. É nesta esteira que Laclau desconstrói o entendimento de emancipação segundo a teoria marxista e desenvolve uma perspectiva de liberdade mais complexa e menos restritiva em termos de teoria política. Então, apresentar o que constitui liberdade, seu lugar e seu momento a partir da teoria do discurso de Laclau designa o objetivo deste artigo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Freitas, F. C. (2019). O Sentido (Conceito) de Liberdade na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 5(2), 237-255. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v5i2.14318
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Corral Freitas, Universidade de Brasília

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).