Pós-democracia no Sul Global: Uma Leitura Sócio-fiscal dos Confrontos Políticos e da Ruptura Institucional no Crepúsculo da Nova República Brasileira (2003 - 2017)
Resumo
O artigo apresenta um olhar sócio-fiscal sobre os ciclos de confronto político que tiveram lugar no Brasil entre 2013 e 2017, bem como sobre o processo de deposição presidencial ocorrido em 2016, o qual é entendido como signo de ruptura com a ordem constitucional democrática. O texto possui um caráter ensaístico e interpretativo, antes de empírico ou tematicamente focado. A hipótese que se discute, por meio de uma tradução para o Sul Global de conceitos e interpretações provenientes de teorias críticas contemporâneas gestadas na Europa e nos EUA, é de que a lógica política pós-democrática e neoliberal já se manifestava no Brasil durante os governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas teria se tornado mais intensa a partir da deposição da Presidente eleita. O tema é discutido a partir dos vínculos entre política e fiscalidade, na esteira dos estudos relacionados à Nova Sociologia Fiscal.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).