A Promoção de Democracia Liberal pela OEA: o que esperar?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O artigo em questão tem o objetivo de analisar os resultados da promoção de Democracia Liberal empreendida pela OEA após seu envolvimento nas crises políticas da América Latina. Para isso, investiga-se uma amostra composta por 31 casos, contextualizados entre 1990 e 2018, extraindo deles os impactos que a presença da Organização gerou à qualidade dos regimes democráticos. Os resultados da investigação levantam duas constatações: 1) A OEA não atua igualmente em todas as crises democráticas, tendo como premissa a natureza da crise; e 2) A qualidade dos regimes democráticos, após a atuação da OEA, destoa da expectativa traçada pela Organização. A partir desse exame, traça-se a hipótese conclusiva de que a OEA tende a promover democracias com baixo predicado liberal.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).