Diferença Ontológica, Pós-Fundacionismo e Exterioridade Constitutiva: reflexões sobre o fundamento autoestabelecido na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo busca associar três noções – diferença ontológica, pós-fundacionismo e exterioridade constitutiva – para repensar o sentido do fundamento na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. O objetivo reside em desenvolver a noção de fundamento autoestabelecido, noção que visa a destacar a maneira como as formações discursivas teorizadas por Laclau e Mouffe tendem a operar como sistemas fechados que produzem e descrevem o seu entorno através de suas próprias operações. Através de uma justaposição entre a teoria do discurso e a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, o artigo reforça a maneira como os sistemas discursivos constroem e são construídos em interação com o seu exterior, reorganizando continuamente os seus elementos e, com isso, as descrições que fazem do seu exterior. Um fundamento autoestabelecido, portanto, reitera a dinâmica circular e diferencial presente na relação entre um sistema discursivo e o seu exterior. Através de um desenvolvimento estritamente ontológico, o pós-fundacionismo, este artigo tenta desenvolver também as implicações epistemológicas da teoria do discurso em termos construtivistas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).