Paralisia Decisória na União de Nações Sul-Americanas: uma proposta de abordagem institucionalista

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego Antunes

Resumo

Outrora considerada uma promissora iniciativa de integração regional, a União de Nações Sul-Americanas encontra-se atualmente em estado de ostracismo funcional. Como se deu esse processo de esvaziamento? Buscando se afastar de abordagens conjunturais focadas nas políticas externas dos atores nacionais envolvidos, o presente artigo propõe uma análise institucional sobre o processo decisório instaurado na organização. Valendo-se de literatura institucionalista brasileira e brasilianista de Ciência Política sobre o sistema político nacional, faz-se uso dos conceitos de paralisia decisória, combinação explosiva e presidencialismo de coalizão para construir um argumento de pesos e contrapesos que dê conta de demonstrar a hipótese do artigo: o regime decisório consensualista e a ausência de poderes institucionais capazes de conferir à Unasul autonomia frente os Estados abriram espaço à paralisia decisória a partir de 2014. Conclui-se que uma revisão do caráter intergovernamental se faz necessária numa retomada da Unasul frente os atuais indícios de possível revigoramento do regionalismo pós-liberal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Antunes, D. (2020). Paralisia Decisória na União de Nações Sul-Americanas: uma proposta de abordagem institucionalista. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(1), 67-85. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.17598
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Antunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Internacionais pela universidade Federadl od Pampa. Mestre e doutorando em Ciência Política, na linha de Política Internacional e Defesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.