A Pesquisa e os Pesquisadores em Educação na Ciência Política Brasileira
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As relações entre as Ciências Sociais e a Educação, enquanto áreas do conhecimento, objetos de estudo ou mesmo como elementos explicativos de outros objetos, vêm ganhando espaço nos dois campos. No entanto, há uma incipiente análise em torno dos diálogos entre a Ciência Política (CP) e a Educação, sendo este o escopo do presente artigo. Com o objetivo de analisar empiricamente como a questão educacional se coloca no domínio da CP no Brasil, evidenciamos o perfil dos pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em CP que se dedicam a temas educacionais, a partir do qual melhor compreendemos o processo de institucionalização desta agenda de pesquisa. Para tanto, levantou-se dados acerca dos programas de pós-graduação em CP e de seus agentes, escrutinando os currículos daqueles dedicados às questões educacionais. Observou-se principalmente uma forte presença de uma abordagem interdisciplinar, com destaque para a pesquisa sobre Ensino Superior entre estes pesquisadores.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).