Integração Contemporânea na América do Sul: hemisférica, regional e multilateralista
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A integração regional se apresenta como pré-requisito indispensável de associação à economia mundial, evitando o isolamento e dispersão. Para que haja uma maior institucionalidade e aprofundamento dos processos, é necessário estimular a reflexão sobre os impactos político-econômicos da cooperação, assim como as perspectivas de longo prazo desse processo num cenário globalizado. Desta forma, o artigo examina os desafios da integração contemporânea enquanto campo de estudos interdisciplinar em construção, visualizando a hipótese de concepção de três projetos distintos na América do Sul. A partir do método histórico-dedutivo, objetiva-se delinear as experiências na região, concluindo que as possibilidades para estes países são constatadas a partir da correlação de interesses mútuos e recíprocos visando a autonomia regional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).