Integração Contemporânea na América do Sul: hemisférica, regional e multilateralista

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Bernardo Salgado Rodrigues

Resumo

A integração regional se apresenta como pré-requisito indispensável de associação à economia mundial, evitando o isolamento e dispersão. Para que haja uma maior institucionalidade e aprofundamento dos processos, é necessário estimular a reflexão sobre os impactos político-econômicos da cooperação, assim como as perspectivas de longo prazo desse processo num cenário globalizado. Desta forma, o artigo examina os desafios da integração contemporânea enquanto campo de estudos interdisciplinar em construção, visualizando a hipótese de concepção de três projetos distintos na América do Sul. A partir do método histórico-dedutivo, objetiva-se delinear as experiências na região, concluindo que as possibilidades para estes países são constatadas a partir da correlação de interesses mútuos e recíprocos visando a autonomia regional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodrigues, B. S. (2020). Integração Contemporânea na América do Sul: hemisférica, regional e multilateralista. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(1), 87-113. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i1.18700
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bernardo Salgado Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ-PEPI (2020). Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ-PEPI (2015). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ-FCE (2015). Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ-IFCS (2012). É autor do livro Geopolítica dos recursos naturais estratégicos sul-americanos (2016). Atualmente é professor substituto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ), integrante do Laboratório de Estudos de Hegemonia e Contrahegemonia (LEHC-UFRJ) e do Grupo de Trabalho "China y el Mapa del Poder Mundial" do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).