Pânico Moral e Ódio à Diferença: a estratégia discursiva do “Escola Sem Partido”

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luis Felipe Miguel
Michel Oliveira

Resumo

O estudo visa entender as estratégias discursivas do Escola Sem Partido. Isso é feito a partir da análise do que foi falado nas audiências públicas do Projeto de Lei n° 7.180 de 2014 na Câmara dos Deputados entre os anos de 2017 e 2018 e no exame do conteúdo dos documentos (projetos, apensados e pareceres técnicos). Inicia-se com uma breve descrição do Movimento Escola Sem Partido. Em seguida, identifica-se que os discursos giram em torno de três eixos centrais: o papel da escola e do professor, as questões relacionadas a gênero e família e o anticomunismo. Ao fim, condensamos as ameaças que a ofensiva ultraconservadora na educação apresenta.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Miguel, L. F., & Oliveira, M. (2021). Pânico Moral e Ódio à Diferença: a estratégia discursiva do “Escola Sem Partido”. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 6(2), 261-278. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v6i2.19100
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Michel Oliveira

Formação acadêmica: bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Instituição a que o autor está atualmente vinculado: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).