Hibridismo, Resistência, Povo: um diálogo entre Ernesto Laclau e Homi Bhabha
Resumo
O artigo propõe um diálogo entre a teoria do discurso de Ernesto Laclau e o hibridismo de Homi Bhabha, almejando demonstrar como a teoria laclauniana pode complementar questões abertas pela obra de Bhabha. Entendemos que categorias apresentadas por Laclau, como articulação, antagonismo e populismo, podem servir de forma a expandir o entendimento e o potencial analítico de ideias apresentadas por Bhabha, especialmente em relação ao conceito de hibridismo e sua subdesenvolvida noção de ‘povo’.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).