Ativismo Feminista Online: mapeando eixos de atuação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rayza Sarmento

Resumo

Este texto busca sistematizar as formas da agência feminista online, entendendo-as como expressão dos feminismos contemporâneos, sobretudo vinculados à experiência de mulheres jovens. Exploramos os fenômenos práticos e os estudos voltados para cinco dimensões, como forma de compreensão mais sistematizada dos elementos e processos políticos e discursivos ligados ao ativismo feminista digital: a) aquele relativo à arquitetura da rede; b) a construção de redes de informação e contranarrativa; c) os grupos de engajamento e solidariedade; d) as campanhas visibilizadas principalmente a partir de hashtags e o e) combate à violência digital de gênero.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sarmento, R. (2021). Ativismo Feminista Online: mapeando eixos de atuação. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 7(1), 19-37. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v7i1.20245
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rayza Sarmento, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde coordena o GCODES- Grupo de Pesquisa em Gênero, Comunicação, Democracia e Sociedade. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG).