O Conceito de Estado na Produção Teórica do Grupo de Trabalho sobre o Estado do CLACSO (1975-1978)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leonardo Bacher Medeiros
Leonardo Granato
Flávio Marcelo Busnello

Resumo

Este artigo propõe analisar o conceito de Estado na produção teórica do Grupo de Trabalho sobre o Estado do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), no período 1975-1978, no contexto de renovação teórica sobre o assunto. Especificamente, este artigo busca compreender como é definido conceitualmente o Estado nos textos do referido GT e quais são os fundamentos teóricos em que se baseiam para essas proposições. Através do estudo bibliográfico e da técnica de análise temática de conteúdo selecionaram-se três textos que discutem, de maneira central, a luta política e a institucionalidade estatal. Conclui-se que, de modo geral, não há uma definição fechada sobre o conceito de Estado, mas que predominam nos textos abordagens relacionais sobre institucionalidade estatal, onde as instituições são compreendidas como um espaço de conflitos e disputas entre classes sociais e suas frações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Medeiros, L. B., Granato, L., & Busnello, F. M. (2021). O Conceito de Estado na Produção Teórica do Grupo de Trabalho sobre o Estado do CLACSO (1975-1978). Revista Sul-Americana De Ciência Política, 7(1), 39-55. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v7i1.20248
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leonardo Granato, UFRGS

Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Políticas Públicas - UFRGS.

Flávio Marcelo Busnello, UFRGS

Doutor em Ciência Política. Realiza estágio Pós-doutoral junto ao Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsista Capes).