Mídias e eleições: estratégias de comunicação acionadas pelo candidato Alexandre Kalil no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em 2020

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Carla Montuori Fernandes
Luiz Ademir de Oliveira
Iuri Fontora Almeida

Resumo

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 foram marcadas por diversas especificidades tanto na esfera política quanto no campo comunicacional. Em Belo Horizonte (BH), Alexandre Kalil (PSD) foi reeleito em primeiro turno com 63,33% dos votos, que contou com 15 candidatos. Assim como em 2016, foram derrotados os partidos que tradicionalmente polarizavam as eleições em BH – Nilmário Miranda (PT) teve apenas 23.331 votos (1,88%), ficando em sexto lugar; e a candidata Luísa Barreto (PSDB) em sétimo, com 17.161 votos (1,39%). O artigo traz como objetivo realizar análise das estratégias de comunicação acionadas pelo candidato Alexandre Kalil (PSD) nos programas da TV no HGPE. Pretende-se investigar as temáticas mais acionadas pelo candidato, como construiu a sua imagem pública e se é possível identificar uma coligação ampla em torno de Kalil e as posições do político assumidas em relação à pandemia da Covid-19.

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Como Citar
Fernandes, C. M., Oliveira, L. A. de, & Almeida, I. F. (2021). Mídias e eleições: estratégias de comunicação acionadas pelo candidato Alexandre Kalil no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em 2020. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 7(2), 157-178. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v7i2.20926
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)

Possui pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidade de Valladolid (Espanha) e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNIP.

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

É Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor (2005) e Mestre (1999) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Iuri Fontora Almeida, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo e Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foi Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).