O tema “corrupção” na produção acadêmica da Ciência Política brasileira
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Busca-se investigar qual é o lugar que ocupa a “corrupção” como objeto de investigação na Ciência Política brasileira e até que ponto esta consegue se distanciar do discurso predominante na sociedade a respeito do assunto. Para tanto realiza-se uma análise quantitativa e qualitativa do material publicado entre 1990 e 2019 em 12 das revistas mais importantes da área. A seleção é feita a partir da busca de termos-chave e da leitura desses termos no seu contexto; e os artigos recuperados são classificados em função da maior ou menor centralidade do assunto e do enfoque nestes adotado. Constata-se um claro predomínio do enfoque “convencional”, o que reflete uma disciplina mais predisposta a replicar a retórica anticorrupção hegemônica do que a questionar a funcionalidade dessa retórica para com o processo de criminalização da política e de ataque aos governos populares.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).