O BRICS NA GOVERNANÇA GLOBAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONTESTAÇÃO E CONTRA-INSTITUCIONALIZAÇÃO EM MICHAEL ZÜRN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

William Daldegan
Amanda da Luz Perachi
Cassiane Leonor Santos de Souza

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender o posicionamento do BRICS no sistema de governança global. Especificamente, sua insatisfação com o sistema financeiro internacional. Para tal, é reconhecida a estrutura normativa e institucional, hierárquica e desigual da ordem internacional liberal em que novas potências e instituições, como o BRICS, reclamam maior representatividade. A criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e do Arranjo Contingente de Reservas (CRA), em 2014, demonstra sua busca por alternativas às instituições tradicionais. Os conceitos de Contestação e Contra-institucionalização, propostos por Michael Zürn, são utilizados como instrumental teórico-metodológico, juntamente com revisão bibliográfica, a fim de responder se o BRICS se apresenta como um contestador dessa ordem capaz de impor mudanças substanciais a ela. Como resultado, observa-se, apesar da exigência por reformas na governança global, uma carência de alinhamento de interesses entre seus membros que dificulta o avanço de pautas críticas e a instrumentalização de uma contraposição efetiva à ordem internacional liberal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Daldegan, W., Perachi, A. da L., & Souza, C. L. S. de. (2023). O BRICS NA GOVERNANÇA GLOBAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONTESTAÇÃO E CONTRA-INSTITUCIONALIZAÇÃO EM MICHAEL ZÜRN. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 8(2). https://doi.org/10.15210/rsulacp.v8i2.23372
Seção
Artigos
Biografia do Autor

William Daldegan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC SP). Professor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional”.

Amanda da Luz Perachi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Relações Internacionais e integrante do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  

Cassiane Leonor Santos de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Relações Internacionais e integrante do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).