Democracia e Verdade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No contexto da chamada “pós-verdade”, a discussão sobre a relação entre verdade e política volta a se impor como prioritária. E, enquadrada pelo reconhecimento, hoje quase universal, de que a democracia é a única forma válida de legitimação da dominação, ela se apresenta na forma de uma discussão sobre verdade e democracia. A questão é como compatibilizar o princípio da soberania popular com a aparente degradação do nível médio da consciência do público, numa situação em que, dado o crescente domínio da humanidade sobre o mundo natural, o impacto das decisões públicas pode ser sentido por todo o planeta. O texto parte da célebre discussão de Hannah Arendt sobre verdade e política e passa pelas observações de Maquiavel sobre o papel da mentira nas disputas pelo poder, sempre tendo em vista o cenário presente. Na breve conclusão, são apresentados alguns dos dilemas para uma ação democrática e progressista.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).