Pedidos de Impeachment e repercussões políticas: uma classificação das denúncias por crime de responsabilidade presidencial no Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo busca fornecer uma classificação para os pedidos de impeachment presidencial no Brasil em relação ao impacto político que eles geram. Para a elaboração deste artigo, foi realizada a leitura de todas as denúncias por crime de responsabilidade (pedidos de impeachment) dirigidas contra Presidentes da República no Brasil eleitos durante a redemocratização que teve lugar em 1988 até o final do ano de 2018. A partir das características observadas, percebeu-se que determinados padrões de pedidos tendem a se repetir, especialmente em circunstâncias políticas e sociais que apresentam algum tipo de similaridade ou, ainda, a depender do tipo de proponente. Sendo assim, os tipos de pedidos de impeachment identificados foram classificados da seguinte maneira: (1) alto impacto político, (2) de médio impacto político e (3) baixo ou sem impacto político.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).