Partidos políticos, democracias e outras coisas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diego dos Santos

Resumo

Em publicações anteriores, apresentei dados sobre partidos brasileiros, especialmente no que concerne aos temas organização interna e estruturação normativa. Contudo, especificamente na questão da democracia intrapartidária, sempre quis elaborar um texto mais livre, no qual fossem expostas várias reflexões sobre o tema, mas sem a obrigatoriedade do formato rígido de um artigo científico. Eis a oportunidade, embora, pessoalmente, considere que não tenha sido totalmente bem-sucedido em abandonar a estrutura dos artigos. Enfim, a seguir apresento algumas considerações sobre conceitos de democracia, sobre o tema democracia intrapartidária e, colateralmente, sobre estabilização democrática no contemporâneo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
dos Santos, D. (2024). Partidos políticos, democracias e outras coisas. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rsulacp/article/view/24128
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Diego dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado ao Departamento de Sociologia e Política (DESP), do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), títulos obtidos com pesquisas sobre organização dos partidos políticos, estatutos partidários e legislação eleitoral brasileira. Já realizou trabalhos sobre: territorialidade indígena na Amazônia, esfera pública e democracia, cinema e cultura de massas. Colaborou, também, com publicações como a Aguarrás (ISSN 1980-7767), periódico bimestral on-line sobre artes, e o Destaque Amazônia (ISSN 2175-5485), informativo especializado em divulgação de pesquisas científicas, pertencente ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Tem experiência profissional tanto na administração pública, quanto na iniciativa privada.