Deus, pátria e família: o discurso neoconservador na propaganda eleitoral de Bolsonaro

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Joyce Miranda Leão Martins
Mércia Alves

Resumo

Este artigo analisa a campanha de Jair Bolsonaro à presidência da República, em 2018. Argumentando que a comunicação política é uma das esferas de atuação do neoconservadorismo, verificam-se as estratégias discursivas mobilizadas para colocar o então candidato como alternativa à “velha política”. Parte-se do pressuposto de que a TV ainda é importante variável para compreender o jogo político, por isso o corpus empírico do trabalho são os programas exibidos pelo HGPE e os spots do candidato eleito à presidência da República. A hipótese proposta é que Bolsonaro utilizou o tempo na TV para tentar amenizar sua rejeição, construindo a imagem de uma liderança moderada, longe de acessos misóginos, racistas e homofóbicos, ao mesmo tempo em que se mostrava indignado com o antipetismo de modo geral, abrangendo desde críticas à corrupção até ataques a pautas inclusivas. A metodologia utilizada foi a da Análise de Discurso de matriz francesa. 

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Como Citar
Miranda Leão Martins, J., & Alves, M. (2023). Deus, pátria e família: o discurso neoconservador na propaganda eleitoral de Bolsonaro. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 8(2). https://doi.org/10.15210/rsulacp.v8i2.24323
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joyce Miranda Leão Martins, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciência Política pela UFGRS. Professora de Ciência Política na UFAL.

Mércia Alves, UFPR

Doutora em Ciência Política pela UFSCar. Professora substituta de Ciência Política na UFPR.