Deus, pátria e família: o discurso neoconservador na propaganda eleitoral de Bolsonaro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo analisa a campanha de Jair Bolsonaro à presidência da República, em 2018. Argumentando que a comunicação política é uma das esferas de atuação do neoconservadorismo, verificam-se as estratégias discursivas mobilizadas para colocar o então candidato como alternativa à “velha política”. Parte-se do pressuposto de que a TV ainda é importante variável para compreender o jogo político, por isso o corpus empírico do trabalho são os programas exibidos pelo HGPE e os spots do candidato eleito à presidência da República. A hipótese proposta é que Bolsonaro utilizou o tempo na TV para tentar amenizar sua rejeição, construindo a imagem de uma liderança moderada, longe de acessos misóginos, racistas e homofóbicos, ao mesmo tempo em que se mostrava indignado com o antipetismo de modo geral, abrangendo desde críticas à corrupção até ataques a pautas inclusivas. A metodologia utilizada foi a da Análise de Discurso de matriz francesa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).