O nacionalismo somali e as instabilidades regionais no Chifre da África
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo tem como objetivo geral compreender a relação entre o desenvolvimento do nacionalismo somali e algumas das principais instabilidades políticas e securitárias da região do Chifre da África. Baseado nas semelhanças entre as tribos somalis e, consequentemente, nas diferenças entre os somalis e os demais povos da região, o nacionalismo somali se coloca como uma importante variável no contexto regional. Assim, após analisar a Guerra de Ogaden, a ascensão do grupo Al Shabaab e a instauração da Missão da União Africana para a Somália, conclui-se que podem ser vistos nesses eventos diversos elementos do nacionalismo somali, tanto de forma direta como de forma indireta.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).