Instituições e valores políticos: comparação das opiniões das elites parlamentares dos países do Mercosul

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Riberti Almeida Felisbino

Resumo

O objetivo deste artigo é conhecer as opiniões dos membros das elites parlamentares dos países do Mercosul sobre as instituições, principalmente as opiniões sobre a democracia. Para conhecer as opiniões foram utilizados os resultados divulgados pelo Instituto de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (Espanha), referente à pesquisa Élites Parlamentarias Latinoamericanas. As opiniões dos legisladores revelam: a) a democracia apresenta certa estabilidade, b) a democracia é preferível a qualquer outro tipo de regime político, c) os problemas sociais e econômicos ameaçam a estabilidade da democracia e d) os partidos políticos e as eleições são importantes para manter a democracia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Felisbino, R. A. (2014). Instituições e valores políticos: comparação das opiniões das elites parlamentares dos países do Mercosul. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 2(1), 1-19. https://doi.org/10.15210/rsulacp.v2i1.2820
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Riberti Almeida Felisbino, Universidade Vila Velha

Em abril de 1996 iniciou o curso de Ciências Sociais na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara (SP). No final de 1996 solicitou a sua transferência para a Universidade Federal de São Carlos, campus de São Carlos (SP), e, em março de 1997, reiniciou o curso de Ciências Sociais nesta instituição de ensino. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1997-2000); Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2003); Doutorado Sanduíche em Estudios Latinoamericanos pelo Instituto de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (Espanha) (2004-2005); Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2003-2007), Pós-Doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual Paulista (2009-2011) e Pós-Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Ciência Política e tem interesse nos seguintes temas: política municipal, instituições políticas, poderes Executivo e Legislativo na América Latina, eleições e representação política, comportamento político, elites parlamentares latino-americanas, origem social, perfil de carreira, metodologia em pesquisa quantitativa/qualitativa e mídia política. Tem experiência em metodologia em Educação à Distância. Tem experiência na utilização dos programas estatísticos SPSS, PSPP, Statistica, R e Action e do sistema operacional GNU/Linux. É sócio efetivo da ALACIP, ABCP e SBS. Atualmente é Docente/Pesquisador e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha, campus Boa Vista.