Extrativismo mineiro, Estado e governos na Bolívia e Equador
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Temos como objeto de pesquisa a problematização das relações entre Estado, governos e movimentos sociais frente ao extrativismo mineiro como uma política de Estado na Bolívia e no Equador, apresentando como marco histórico o governo de Evo Morales e de Rafael Correa, que se autodenominam plurinacionais. Pretendemos aprofundar a análise dos traços essenciais da política econômico-produtiva desses governos, debatendo acerca de suas contradições e limites, trabalhando a hipótese de que o MAS e a Alianza País tem desenvolvido uma variante do capitalismo dependente que novamente recupera frações burguesas estatais para compor o novo bloco no poder, de demanda nacional-popular.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).